Diretoria

Diretoria

 

Nome Cargo Posse Prazo do Mandato
Leonardo Couto Vianna Diretor Presidente 31/07/2018 1ª reunião do Cons. Adm. após AGO de 2020
Leonardo Couto Vianna. Nascido em 30 de maio de 1953, Sr. Vianna é atualmente o Diretor Presidente da Companhia desde 20/07/2018. Anteriormente, foi Diretor de Negócios da Companhia. Formou-se em Engenharia Civil pela Fundação Mineira de Educação e Cultura e em Direito pela Universidade Paulista – UNIP.
Eduardo de Toledo Diretor Vice-Presidente de Gestão Corporativa 1/11/2018 1ª reunião do Cons. Adm. após AGO de 2020
Eduardo de Toledo. Nascido em 19 de outubro de 1964, o Sr. Eduardo de Toledo é Diretor Vice-Presidente de Gestão Corporativa da Companhia desde 20/12/2018. Formou-se em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP/Poli) e em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA/USP), com pós-graduação e cursos de extensão de Entrepreunership and Competitiveness, pela Columbia University, Nova Iorque/EUA e International Executive Programme (INSEAD) em  Fontainebleau/França. O Sr. Eduardo foi CFO da Klabin S.A. até fevereiro de 2018. Na Klabin, ocupou também o cargo de Diretor responsável por Supply Chain. Além disso, foi o principal Executivo do Grupo MSP, Diretor Executivo da Ultrapar, Diretor Superintendente (COO) da Ultracargo, e teve uma breve passagem pelo Minerva, como CFO.
Pedro Sutter Diretor Vice-Presidente de Compliance 19/11/2018 1ª reunião do Cons. Adm. após AGO de 2020
Pedro Sutter. Nascido em 28 de abril de 1970, o Sr. Pedro Sutter é Diretor Vice-Presidente de Compliance da Companhia desde 20/12/2018. Formou-se em Direito pelo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e é Mestre em Direito e Governança Corporativa por Georgetown University Law School em Washinton D.C. (LL.M.). O Sr. Pedro Sutter foi Diretor e Vice-Presidente Legal e de Compliance das unidades de negócio da América Latina da United Technologies Corporation e General Counsel, responsável pelas joint ventures globais do grupo enos últimos dois anos, integrou o departamento de Governança e Compliance da Petrobrás, sendo responsável pela revisão das políticas e processos da empresa.
Ricardo Antonio Mello Castanheira Diretor Vice-Presidente de Negócios 26/04/2018 1ª reunião do Cons. Adm. após AGO de 2020
Ricardo Antônio Mello Castanheira. Nascido em 06 de junho de 1955, o Sr. Castanheira é Diretor Vice-Presidente de Negócios da Companhia desde 09/12/2018, responsável pela Divisão Lam Vias, após ter ocupado o cargo de Diretor Vice-Presidente de Relações Institucionais da Companhia de 20/09/2011 até 09/12/2018. Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, detém MBA em Administração de Novos Negócios pela Universidade de São Paulo, é membro do Conselho Consultivo da ABDIB – Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base e membro do Conselho Diretor da ABCR – Associação Brasileira de Concessionária de Rodovias. O Sr. Castanheira foi membro suplente do Conselho de Administração da Companhia no período entre 16/02/2011 a 25/11/2011, foi membro suplente do Conselho de Administração da Companhia OI Telecomunicações e da CEMIG Companhia Energética de Minas Gerais, foi membro efetivo do Conselho de Administração da CONTAX S.A., e foi também Gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Andrade Gutierrez Concessões S.A.
Arthur Piotto Filho Diretor Financeiro e de Relações com Investidores 26/04/2018 1ª reunião do Cons. Adm. após AGO de 2020
Arthur Piotto Filho. Nascido em 12 de junho de 1958, Sr. Piotto Filho é Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia desde 12/12/2007. Formou-se em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie.
Eduardo Siqueira Moraes Camargo Diretor de Negócios 02/08/2018 1ª reunião do Cons. Adm. após AGO de 2020
Eduardo Siqueira Moraes Camargo. Nascido em 25 de julho de 1974, o Sr. Camargo é Diretor de Negócios da Companhia desde 02/08/2019 e responsável pela Divisão CCR Aeroportos.  Trabalha no Grupo CCR desde 2000, com início das suas atividades na área Financeira do Centro Corporativo com atuação como Tesoureiro e na área de Relações com Investidores. Anteriormente, atuou na área de Novos Negócios, onde trabalhou no desenvolvimento do mercado de concessões dos Estados Unidos. Durante dois anos esteve à frente do escritório da CCR em Miami. Em maio/2009 foi responsável por Relações Institucionais da ViaOeste e do RodoAnel Oeste, sendo que em maio/2010 foi eleito Diretor da ViaOeste e do RodoAnel Oeste, tendo renunciado ao cargo de Diretor Presidente de ambas as empresas em 19/06/2017. O Sr. Camargo é Engenheiro de Produção graduado pela FEI e pós-graduado em Finanças pelo IBMEC.
Francisco de Assis Nunes Bulhões Diretor de Comunicação e Sustentabilidade 26/04/2018 1ª reunião do Cons. Adm. após AGO de 2020
Francisco de Assis Nunes Bulhões. Nascido em 11 de outubro de 1965, o Sr. Bulhões é Diretor de Comunicação e Sustentabilidade desde 16/04/2015. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo, com MBA em Marketing de Serviços, pela FIA/USP, e MBA em Geração de Valor para Acionistas e Executivos, pela FGV/USP. Também cursou Gestão de Negócios, pela FGV/SP – GVPEC. Anteriormente, o Sr. Bulhões ocupou o cargo de diretor não-estatutário da Companhia.
Luis Augusto Valença de Oliveira Diretor de Negócios 02/05/2019 1ª reunião do Cons. Adm. após AGO de 2020
Luis Augusto Valença de Oliveira. Nascido em 05 de dezembro de 1963, o Sr. Valença é Diretor de Negócios da Companhia desde 02/05/2019. Anteriormente, foi Diretor Presidente da Companhia do Metrô da Bahia, concessionária (PPP) responsável pela Implantação (Integral), Operação de Manutenção das Linhas 1 e 2 do Metrô de Salvador e Lauro de Freitas na Bahia. Entrou para o Grupo CCR em 1998, na gestão da área de Tecnologia da Informação. Formou-se em Matemática pela Universidade Católica do Salvador, com pósgraduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas.
Marcus Rodrigo de Senna Diretor Jurídico 26/04/2018 1ª reunião do Cons. Adm. após AGO de 2020
Marcus Rodrigo de Senna. Nascido em 24 de novembro de 1960, o Sr. Senna é Diretor Jurídico da Companhia desde 11/2008. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas no curso de MBA em Direito da Economia e Empresa.
Paulo Cesar de Souza Rangel Diretor de Negócios 31/07/2018 1ª reunião do Cons. Adm. após AGO de 2020
Paulo Cesar de Souza Rangel. Nascido em 22 de janeiro de 1957, o Sr. Paulo é Diretor de Negócios da Companhia desde 01/08/2018 e responsável pela Divisão Infra SP. Anteriormente, foi Diretor Presidente e de Relações com Investidores da Via Oeste e Diretor Presidente do Rodoanel Oeste. Antes disso, foi Diretor Presidente da CCR Engelog, onde gerenciou mais de R$ 1 bilhão em investimentos anuais de obras das empresas do Grupo CCR e Diretor Presidente da SPVias. Em 2014, ocupou o cargo de Diretor Presidente da BH Airport. Formou-se em Engenharia Civil, com MBA em Gerenciamento de Projetos e também em Tecnologia, Conhecimento e Inovação.
Paulo Yukio Fukuzaki Diretor de Planejamento, Controle e Riscos Corporativos 26/04/2018 1ª reunião do Cons. Adm. após AGO de 2020
Paulo Yukio Fukuzaki. Nascido em 25 de janeiro de 1964, o Sr. Fukuzaki é Diretor de Planejamento, Controle e Riscos Corporativos da Companhia desde 01/10/2010. Formou-se em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia São Luis, com MBA em Gestão de Finanças e Riscos pela FEA-USP.

 

Conselho de Administração

 

Nome Cargo Posse Prazo do Mandato Membro Suplente Posse
Ana Maria Marcondes Penido Sant’Anna Membro efetivo e Presidente do Conselho de Administração 22/04/2019 AGO 2020 Eduarda Penido Dalla Vecchia 22/04/2019
Ana Maria Marcondes Penido Sant’Anna nascida em 14 de fevereiro de 1956, a Sra. Penido Sant’Anna é membro efetivo e Presidente do Conselho de Administração da Companhia. A Sra. Penido Sant’Anna é brasileira, casada, natural de São Paulo–SP, graduou-se em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie e, em 30 de junho de 1998, foi aprovada no exame de Certificação de Conselheiros de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. Além de conselheira da Companhia, também é membro dos Comitês de Estratégia e Sustentabilidade, Governança, e de Recursos Humanos da Companhia. Anteriormente, foi Diretora Vice-Presidente Administrativa Financeira das empresas Serveng Civilsan S.A. (companhia que atua na exploração da indústria da construção civil); Empresa de Ônibus Pássaro Marron Ltda. (empresa que atua no setor de transporte coletivo); Agro Pecuária Roncador (grupo atuante no segmento agropecuário); e Litorânea Transporte Coletivos (empresa que atua no setor de transporte coletivo).
Eduarda Penido Dalla Vecchia nascida em 3 de novembro de 1971, a Sra. Dalla Vecchia é membro suplente do Conselho de Administração da Companhia. A Sra. Dalla Vecchia é formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP com especialização em Administração de Empresas pelo CEAG – FGV.
Ricardo Coutinho de Sena Membro efetivo e Vice Presidente do Conselho de Administração 22/04/2019 AGO 2020 José Henrique Braga Polido Lopes 22/04/2019
Ricardo Coutinho de Sena nascido em 04 de março de 1948, o Sr. Sena foi eleito como membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Pós-graduação em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Atuou na M. Roscoe – Engenharia, Indústria e Comércio (grupo que atua no setor de engenharia), onde foi Diretor Técnico. Entrou para o Grupo AG em 1981, tendo atuado até 1993 como Chefe do Departamento de Orçamentos. Em 1993 passou a atuar como Superintendente na Unidade de Novos Negócios. Nessa função liderou a atuação que levou à consolidação do portfólio da empresa nas concessões de serviços públicos de infraestrutura. De 2000 até 2013, como Presidente executivo e membro de Conselho de Administração da Andrade Gutierrez Concessões S.A. (empresa que atua nos segmentos de rodovias, transporte urbano metro-ferroviário, saneamento ambiental, aeroportos, energia e terminais portuários de contêineres), liderou dezenas de projetos no Brasil e América Latina em parceria com sócios canadenses, americanos, franceses, portugueses e brasileiros. De setembro de 2013 até março de 2014 participou como membro do Comitê Executivo da Holding do Grupo AG (grupo que atua em diversos setores de infraestrutura como energia, engenharia e construção, saúde e saneamento, tecnologia, transporte e logística). Foi membro dos Conselhos de Administração da Cemig, Cemig GT e Cemig D (companhias atuantes no segmento de energia elétrica) de agosto de 2010 a abril de 2015. Foi membro do Conselho de Administração da CCR S.A. (companhia que atua no setor de concessão de infraestrutura nos segmentos de concessão de rodovias, mobilidade urbana e serviços) no período de junho de 2000 até julho de 2015. Já exerceu os cargos de conselheiro de administração da Dominó Holdings (companhia que atua no setor da indústria) que possui participação acionária na Sanepar – Companhia de Saneamento do Estado do Paraná (empresa que atua no setor de saneamento, abastecimento com água tratada, serviços de coleta e tratamento de esgoto sanitário, coleta seletiva e destinação de resíduos sólidos), da Quiport – Concessionária do Aeroporto Internacional de Quito – Equador (concessionária responsável pela construção, operação e gestão do Novo Aeroporto Internacional de Quito – Mariscal Sucre) e da Light e Light Serviços de Eletricidade S.A. – concessionária de serviços de energia elétrica do Rio de Janeiro. Foi membro dos Conselhos de Administração da Telemar Participações S.A. e da CTX Participações S.A. (companhias que atuam no setor de telecomunicações) de abril de 2011 até novembro de 2013.
José Henrique Braga Polido Lopes nascido em 31 de maio de 1958, o Sr. Polido é membro suplente do Conselho de Administração da Companhia. Desde 1991, o Sr. Polido atua no Grupo Andrade Gutierrez (o grupo atua em diversos setores de infraestrutura como energia, engenharia e construção, saúde e saneamento, tecnologia, transporte e logística) e, atualmente, exerce o cargo de Diretor de Investimentos na Andrade Gutierrez Concessões S.A. (empresa que atua nos segmentos de rodovias, transporte urbano metro-ferroviário, saneamento ambiental, aeroportos, energia e terminais portuários de contêineres). Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Minas Gerais e detém MBA Executivo pela University of Birmingham na Inglaterra. Foi membro suplente do Conselho de Administração da Andrade Gutierrez S.A.
Fernando Luiz Aguiar Filho Membro efetivo 22/04/2019 AGO 2020 Leonardo de Almeida Massa 22/04/2019
Fernando Luiz Aguiar Filho nascido em 13 de junho de 1979, o Sr. Aguiar Filho é membro Efetivo do Conselho de Administração da Companhia. Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 2001 e Mestrado na mesma instituição em 2007. Atuou como Engenheiro na Construções e Comércio Camargo Corrêa S.A. entre abril de 2002 e outubro de 2006. Atuou como Analista, Consultor, Gerente e Superintendente de Participações na Camargo Corrêa Investimentos em Infraestrutura S.A. entre outubro de 2006 e setembro de 2014. Foi membro suplente do Conselho Fiscal da CPFL Energia S.A. entre abril de 2009 e abril de 2014 membro suplente Conselho Fiscal da Companhia entre abril de 2009 e abril de 2013. Foi membro suplente do Conselho de Administração da CPFL Energia S.A. entre abril de 2014 e janeiro de 2017. Atualmente é Diretor de Participações na Camargo Corrêa S.A. Desde outubro de 2014, é também Diretor nas empresas Camargo Corrêa Investimento em Infraestrutura S.A., VBC Energia S.A. Concessionária do Estacionamento do Aeroporto de Congonhas. Desde abril de 2014 até abril de 2017, ocupou o cargo de membro suplente do Conselho de Administração da Companhia.
Leonardo de Almeida Massa nascido em
Flávio Mendes Aidar Membro Efetivo 22/04/2019 AGO 2020 Livio Hagime Kuze 22/04/2019
Flávio Mendes Aidar nascido em 16 de março de 1977, o Sr. Aidar é membro Efetivo do Conselho de Administração da Companhia. Graduou-se em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, em 1997. Atualmente é membro do Conselho Consultivo da Camargo Corrêa S.A., desde junho de 2017. Entre junho de 2017 e abril de 2010 e entre 2005 e 2000, ocupou vários cargos, no Brasil e em Nova Iorque, no banco Goldman Sachs, onde sua última função foi managing director do banco de investimentos e membro do management committee do Goldman Sachs Brasil. Entre 2005 e 2010, atuou no Citigroup Global Markets, como vice-presidente do banco de investimentos para a América Latina. Entre 1999 e 1998, atuou no Banco Santander de Negócios, como analista do banco de investimentos. Entre 1998 e 1997, foi trainee e gerente assistente da área de corporate banking e tesouraria no Lloyds Bank TSB.
Livio Hagime Kuze nascido em 05 de novembro de 1980, o Sr. Kuze foi eleito para o cargo de membro suplente do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Kuze é graduado em Administração pela Escola de Administração de São Paulo – EAESP/FGV em 2001. Com especialização em Finanças em Wharton/Universidade da Pensilvânia, Both/Universidade de Chicago, na FIA/Universidade de São Paulo e em Gestão de Projetos na EAESP/FGV. Foi consultor associado da consultoria A.T.Kearney em projetos no Brasil e Estados Unidos de 2001 a 2005 e Gerente de Projetos no Unibanco (banco latino americano com operações nas Américas, Europa e Ásia) (2005 a 2007). Foi Gerente Corporativo de Planejamento Estratégico na Tavex Corporation, empresa controlada pela Camargo Corrêa, de 2007 a 2009 (empresa que atua no setor de tecelagem). Após breve passagem pela MasterCard (2009), retornou em 2010 à Camargo Corrêa como Gerente de Inteligência Estratégica. Atualmente, é Superintendente de Finanças e Planejamento Estratégico da Camargo Corrêa S.A.* (Holding da Camargo Corrêa, grupo que atua nos segmentos de cimento, desenvolvimento imobiliário, energia, engenharia e construção, têxtil e concessões públicas). Atuou como membro suplente do Conselho de Administração da Alpargatas S.A. (empresa que atua no setor de calçados e artigos esportivos). Foi membro suplente do Conselho de Administração da CPFL Energia S.A. (empresa que atua no setor de distribuição de energia) até janeiro de 2017. O Sr. Kuze ocupa, atualmente, o cargo de Diretor de Finanças e Planejamento Estratégico da Camargo Corrêa S.A (Holding que atua nos segmentos de cimento, desenvolvimento imobiliário, engenharia e construção, têxtil e concessões públicas).
Henrique Sutton de Sousa Neves Membro Efetivo 22/04/2019 AGO 2020 Rosa Evangelina Penido Dalla Vecchia 22/04/2019
Henrique Sutton de Sousa Neves nascido em 22 de junho de 1954, o Sr. Sousa Neves é membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia. Além de conselheiro da Companhia, também é membro dos Comitês de Estratégia e Sustentabilidade e de Novos Negócios da Companhia. Iniciou suas atividades na Shell Brasil (companhia com atuação na área de petróleo, químicos, recursos humanos, vendas e, ao final da década de 80, a Diretoria Executiva da Petróleo Sabbá S.A., uma distribuidora de combustíveis com atividades na Amazônia Legal. Em 1990, assumiu o cago de área desk no Grupo Shell  em Londres, com responsabilidades sobre negócios no Chile, Bolívia, Equador e Colômbia. Retornou, à Shell Brasil para exercer sucessivamente os cargos de Vice-Presidente para Recursos Humanos, Relações Externas e Compras, de Mercados Nacionais e de Varejo (1993-1998). Foi Presidente da Brasil Telecom (1998-2001) e da Brasil Telecom Participações (companhias que atuavam no setor de telecomunicações) (1998-2002). Foi sócio da Compass Consultoria (empresa que atua com consultoria em gestão empresarial) (2002-2005) e foi presidente da Viação Aérea Riograndense – VARIG S/A (2005) (companhia que atuava no setor de transportes aéreos). O Sr. Sousa Neves é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e cursou o Advanced Management Program da Harvard Business School. Durante a gestão do Sr. Sousa Neves, a Brasil Telecom, Brasil Telecom Participações e VARIG eram companhias abertas. Desde 2006, o Sr. Sousa Neves exerce também o cargo de Diretor Geral da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (organização sem fins lucrativos nas áreas de assistência à saúde, ensino e pesquisa), sendo responsável pela direção e condução das atividades cotidiandas da organização.
Rosa Evangelina Penido Dalla Vecchia. nascida em 19 de dezembro de 1949, a Sra. Dalla Vecchia foi eleita para o cargo de membro suplente do Conselho de Administração da Companhia. A Sra. Dalla Vecchia graduou-se em psicologia pela PUC e em psicanálise pela Sedes Sapientiae.
Luiz Carlos Cavalcanti Dutra Júnior
Membro efetivo 22/04/2019 AGO 2020 Nelson Tambelini Júnior 22/04/2019
Luiz Carlos Cavalcanti Dutra Júnior nascido em 20 de julho de 1964, o Sr. Dutra Júnior é membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia. Graduou-se em Direito pela PUC -SP em 1987, com pós graduação em Administração de Empresas pelo Mackenzie em 1989 e MBA Executivo pela USP em 1996. Entre 1996 e 2001, atuou pela Johnson & Johnson, iniciando carreira no Departamento Jurídico e posteriormente assumindo a posição de Diretor de Assuntos Públicos da Cia com responsabilidades pelas áreas de Comunicação, Propaganda, Relações Externas & Governamentais e Serviços a Consumidor. Em 2001, foi para Dow Química, como Diretor de Comunicação & Public Affairs para o Brasil e América Latina, integrando também o Comitê Global de Advocacy da Cia, como representante da América Latina. Entre 2004 e 2012, foi Vice Presidente da Unilever para Brasil e América Latina, liderando as áreas de Marketing Corporativo, Relações Governamentais, Comunicação, Propaganda & Mídia, Sustentabilidade e Regulatory Affairs Foi membro do time de Liderança da Unilever na pelas áreas de Marca, Comunicação (Interna e Externa), Relações Públicas, Relações Governamentais e Sustentabilidade. Foi sócio da FSB Consumo SA Exerceu também cargos de liderança setorial como Presidente da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) de 2000 2004 e Presidente do Conselho Superior desta Entidade de 2004-2006 e 2010-2014, Presidente da ABIPLA (Associação Brasileira da Indústria de Produtos de Limpeza e Afins) de 2006 a 2012, Vice Presidente do CONAR (Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária) de 1998 a 2012 e Diretor-Vice Presidente da ABIHPEC (Associação Brasileira da Industria de Higiene, Produtos de Higiene, Pessoais e Cosméticos) de 2004 a 2012 e Vice Presidente da ABIA (Associação Brasileira América Latina e membro do time Global de Comunicação. Em 2012, assumiu a posição de Diretor Corporativo da Holding da Votorantim Industrial, com responsabilidade da Industria de Alimentação) de 2004 a 2012 e foi sócio da FSB Consumo. Atualmente, é membro do Conselho Consultivo da Camargo Corrêa S.A. e do Conselho da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).
Nelson Tambelini Júnior nascido em 05 de dezembro de 1962, O Sr. Nelson é membro suplente do Conselho de Administração da Companhia. Graduou-se em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas em 1985, com diversos programas complementares de desenvolvimento técnico e em técnicas de gestão, inclusive em MBA pela Fundação Getúlio Vargas – SP em 2006. Iniciou atividades profissionais na área jurídica consultiva posteriormente contenciosa empresarial, migrando a partir de 1992 para uma carreira executiva crescente em desenvolvimento organizacional, sempre exposto a operações internacionais, em países como Argentina, Paraguai, Chile, México, EUA, Espanha, Marrocos, Portugal, Áustria, Moçambique, Egito, Angola, etc, além de forte atuação em operações de M&A e na liderança de grupos de trabalho do subsequente PMI. Conduziu áreas transversais de suporte aos negócios como sistemas de gestão, performance, inovação, P&D, recursos humanos, sustentabilidade, comunicação, gestão da qualidade, segurança e meio ambiente, etc. Em fins de 2015 assumiu posição executiva na liderança de uma importante unidade de negócio no Brasil.
Paulo Roberto Reckziegel Guedes Membro Efetivo 22/04/2019 AGO 2020 Tarcísio Augusto Carneiro 22/04/2019
Paulo Roberto Reckziegel Guedes nascido em 25 de outubro de 1961, o Sr. Guedes é membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia. Além de conselheiro da Companhia, também é membro dos Comitês de Estratégia e Sustentabilidade, de Recursos Humanos e de Novos Negócios da Companhia. O Sr. Guedes atuou também como membro suplente dos Conselhos de Administração da Companhia, da Light, da Light Serviços (empresas atuantes no segmento de energia elétrica) e da Water Port (empresa atuante no setor de engenharia e saneamento). Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e cursou MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral/INSEAD. 
Tarcísio Augusto Carneiro nascido em 10 de julho de 1960, o Sr. Carneiro é membro suplente do Conselho de Administração da Companhia. Além de conselheiro da Companhia, também é membro do Comitê de Auditoria da Companhia. Desde 1988, o Sr. Carneiro atua no Grupo Andrade Gutierrez (o grupo atua em diversos setores de infraestrutura como energia, engenharia e construção, saúde e saneamento, tecnologia, transporte e logística) e, atualmente, exerce o cargo de Superintendente de Planejamento da Andrade Gutierrez Concessões S.A. (empresa que atua nos segmentos de rodovias, transporte urbano metro-ferroviário, saneamento ambiental, aeroportos, energia e terminais portuários de contêineres). Anteriormente, de 16 de fevereiro de 2011 a 21 de outubro de 2011, atuou como membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia. Também, foi membro suplente do Conselho de Administração da Cemig e da Andrade Gutierrez S.A.Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais em julho de 1983 e detém MBA em Finanças pelo IBMEC.
Renato Torres de Faria Membro Efetivo 22/04/2019 AGO 2019 Paulo Márcio de Oliveira Monteiro 22/04/2019
Renato Torres de Faria nascido em 11 de janeiro de 1962, Renato Torres de Faria formou-se em Engenharia de Minas na Universidade Federal de Minas Gerais no ano de 1984. Fez MBA pela Fundação Dom Cabral em Engenharia Econômica em 1992, pela UFES em Tecnologia de Aproveitamento de Rochar Ornamentais em 1995 e pela USP – FIA em Administração em 1998. Foi Engenheiro de Minas da Mineração Boquira S.A. de outubro de 1985 a maio de 1986. Foi Chefe de Seção da Mineração Morro Velho S.A. de junho de 1986 a fevereiro de 1991. Exerceu o cargo de Coordenador de Projetos da Andrade Gutierrez Mineração S.A. entre setembro de 1991 a dezembro de 1994. No período de janeiro de 1995 a novembro de 1998 exerceu o cargo de Gerente Industrial da Andrade Gutierres Granitos S.A. Na Andrade Gutierrez Concessões S.A. foi Gerente de Projetos de dezembro de 1998 a maio de 2002, Diretor entre maio de 2002 a junho de 2003, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores entre junho de 2003 a fevereiro de 2013, Diretor de Investimentos e de Relações com Investidores entre fevereiro de 2013 a fevereiro de 2018, sendo eleito Diretor Presidente a partir de fevereiro de 2018. Acumulou a função de Vice-Presidente de Investimentos da Andrade Gutierrez S.A. no período de agosto de 2012 a fevereiro de 2016 e Conselheiro de Administração da Andrade Gutierrez S.A. de fevereiro de 2016 a dezembro de 2017. Da Andrade Gutierrez Participações S.A. é Diretor de Relações com Investidores desde junho de 2015 e Diretor Presidente a partir de fevereiro de 2018. Conselheiro da Dominó Holding S.A. e da Sanepar de novembro de 2011 a outubro de 2015. Diretor Presidente da Water Port S.A. entre maio de 2010 a abril de 2016. Foi Conselheiro Executivo da gestora de fundos de private equity AG Angra no período entre fevereiro de 2009 a abril de 2011, Conselheiro da CCR S.A. no período entre julho de 2001 a novembro de 2011, Conselheiro da Cemig S.A. no período entre agosto de 2010 a dezembro de 2011, Conselheiro da Tele Norte Leste Participações S.A. no período entre abril de 2011 a fevereiro de 2012. Foi Conselheiro da Telemar Participações S.A. de abril de 2011 a setembro de 2015, Conselheiro da Oi S.A. de abril de 2012 a setembro de 2015, Conselheiro da CTX Participações S.A. de abril de 2011 a dezembro de 2016 e Conselheiro da Concessionária Rio Mais S.A. e da Lagoa da Barra S.A. de abril de 2014 a outubro de 2015.
Paulo Márcio de Oliveira Monteiro nascido em 24 de outubro de 1958, o Sr. Monteiro é membro suplente do Conselho de Administração da CCR. Além de conselheiro da Companhia, também é membro do Comitê de Finanças da Companhia. Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, fez pós-graduação em Direção de Empresa, pela Universidade Pan-Americana, na Cidade do México, MBA em Business Administration pela Universidade de São Paulo e é Mestre em Finanças pela ITESM – Inst. Estudos Superiores de Monterrey, também na Cidade do México. Nos últimos cinco anos, o Sr. Oliveira Monteiro atuou, no Brasil, também como membro suplente dos Conselhos de Administração da Andrade Gutierrez S.A., Oi, Contax, CEMIG, e membro titular do Conselho de Administração da SPE Holding Beira Rio S.A. (companhia que atua na operação de arenas, nos segmentos de construção e infraestrutura, responsável pela moderinzação do estádio Beira-Rio). No Equador, atuou como membro titular do Conselho de Administração da Corporación Quiport (concessionária responsável pela construção, operação e gestão do Novo Aeroporto Internacional de Quito – Mariscal Sucre).
Luis Claudio Rapparini Soares Membro efetivo 22/04/2019 AGO 2020 Eduardo Penido Sant’Anna 22/04/2019
Luis Claudio Rapparini Soares nascido em 1965, o Sr. Luis Rapparini e membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia. Graduou-se em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1986, com Pós-graduação em Tecnologia da Informação e Masters em Finanças, também pela PUC/RJ, em 1987 e 1990 respectivamente. Desenvolveu sua carreira na área financeira por mais de 20 anos na British American Tobacco plc ocupando diversas posições no Brasil, nos EUA, na África e na matriz do Grupo na Inglaterra, tendo sido CFO da Souza Cruz SA entre 2006 e 2010. Entre 2011 e 2014, foi Vice-Presidente de Finanças e CFO da Raizen SA tendo liderado as áreas de Finanças, Planejamento Estratégico, M&A e Suprimentos do Grupo. Em 2014, juntou-se a Royal Dutch Shell, baseado na Holanda, onde exerceu o cargo de Executive Vice-President, Chief Internal Auditor do Grupo ate o final de 2018. Ao longo de sua extensa carreira, o Sr. Luis Rapparini participou de diversos programas de educação executiva nas universidades de Wharton e Kellogg nos EUA, INSEAD na França e IMD na Suíça.
Eduardo Penido Sant’Anna Nascido em 05 de Novembro de 1989, o Sr. Eduardo foi eleito para o cargo de membro suplente do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Eduardo é formado no curso de Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado. Desde 16 de outubro de 2009, é sócio da empresa SPEmpreendimentos* (empresa que atua no setor de investimentos em grandes empreendimentos). Em 2013, o Sr. Eduardo foi aprovado no exame de Certificação de Conselheiros de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.
Luiz Alberto Colonna Rosman Membro Efetivo Independente 22/04/2019 AGO 2020 22/04/2019
Luiz Alberto Colonna Rosman nascido em 02 de julho de 1955, o Sr. Rosman foi eleito para ocupar o cargo de membro efetivo e independente do Conselho de Administração da Companhia. Além de conselheiro da Companhia, também é membro dos Comitês de Auditoria e de Finanças da Companhia. O Sr. Rosman é bacharel em Economia (1977) e em Direito (1978) e fez mestrado em Direito da Economia, em 1983, no Instituto de Estudos de Direito da Economia – IEDE, em curso organizado e coordenado por José Luiz Bulhões Pedreira e Alfredo Lamy Filho. Foi professor da cadeira “Direito Societário”, na Escola de Magistratura do Rio de Janeiro, Brasil (de 1995 a 2000) e no curso de Pós-Graduação em Direito Empresarial (Direito Societário e Mercado de Capitais) da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, Brasil, de 2002 a 2005. Desde 1995 o Sr. Rosman é sócio de “Rosman, Penalva, Souza, Leão, Franco Advogados” – nova denominação de “Bulhões Pedreira, Bulhões Carvalho, Piva, Rosman e Souza Leão Advogados”, escritório no qual ingressou em 1983. O Sr. Rosman é Diretor do Instituto de Direito da Empresa e membro do Conselho Diretor da Obra de Missão Social.
Eduardo Bunker Gentil Membro Efetivo Independente 22/04/2019 AGO 2020 22/04/2019
Eduardo Bunker Gentil nascido em 17 de junho de 1955, o Sr. Eduardo Bunker Gentil é membro efetivo e independente do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Gentil ocupou o cargo de Diretor Executivo do JP Morgan em Nova Iorque e São Paulo entre 1984 e 1993, Diretor Executivo da Goldman Sachs em Nova Iorque e São Paulo entre os anos de 1994 e 2001, Diretor da BNDESPAR entre 2001 e 2002, Presidente da Visa do Brasil (2004-2007) e Presidente do Conselho de Administração da Visanet (hoje Cielo). Entre 2007 e 2007 foi, ainda, Diretor do Credit Suisse e do Unibanco. Em 2008, tornou-se Diretor de M&A e Project Finance do ItauBBA-Unibanco, tornando-se sócio da Cambridge Family Enterprise Group em 2010 (empresa que atua com consultoria, educação e pesquisa relacionada a empresas familiares, posição que ocupa até hoje. Além disso, foi membro dos conselhos estatutários da Klabin e Globocabo (2001), da Ecorodovias (2009- 2012), da Visa Vale (empresa fundada pela Visa, Bradesco e BB em 2004) e Presidente do Conselho de Administração da Visanet, entre 2004 e 2007. É, ainda, conselheiro de administração da Evora (desde 2015, empresa que atua na industrialização e comercialização de tecidos de polipropileno, RBS, SLC Logemann (desde 2016, empresa que atua no segmento do agronegócio e comércio de máquinas agrícolas e Fastshop (desde 2013, empresa que atua no segmento de vendas no varejo, além da Escola Graduada de São Paulo (2000-2005). Em 2015, tornou-se membro do Comitê de Governança de Empresas Familiares no IBGC. Entre 2009 e 2015, foi também facilitador do curso Families in Business na Harvard Business School 2009-2015
Leonardo Porciúncula Gomes Pereira Membro Efetivo Independente 22/04/2019 AGO 2020 22/04/2019
Leonardo Porciúncula Gomes Pereira  nascido em 25 de abril de 1958, o Sr. Leonardo P. Gomes Pereira é membro efetivo e independente do Conselho de Administração da Companhia. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1981 e em Economia pela Universidade Cândido Mendes em 1986. Participou do Programa de Gestão Transcultural – AOTS em 1986, do Programa de Finanças Estratégicas – IMD, em 1997, do Programa de Desenvolvimento Executivo – Wharton Business School em 1998, do Senior Executive Program pela Universidade de Columbia em 2005 e dos Programas Executivo da Singularity University nos EUA e de M&A da London Business School, em 2018. Realizou o MBA na Universidade de Warwick, na Inglaterra, em 1992 Atuou por 13 anos (de 1982 a 1995), em diferentes cargos, no Citibank, no Brasil, Ásia e Estados Unidos. Além disso, foi Diretor de Planejamento e de Relações com Investidores na Globopar, de 1995 a 2000 e Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Net Serviços, de 2000 a 2007. Em 2007, tornou-se Presidente da Companhia Vale da Araguaia, cargo que ocupou até 2009 quando se tornou Vice-Presidente Executivo da Gol Linhas Aéreas. O Sr. Leonardo Pereira exerceu, ainda, o cargo de Presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) entre 2012 e 2017.

 

Conselho Fiscal
Nome Cargo Membro Suplente Posse Prazo do Mandato
Adalgiso Fragoso de Faria Membro Efetivo Marcelo de Andrade 22/04/2019 AGO 2020
Adalgiso Fragoso de Faria nascido em 14 de junho de 1960, o Sr. Adalgiso é membro efetivo do Conselho Fiscal da Companhia. O Sr. Adalgiso formou-se em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) em 1987, tendo MBA em Finanças Corporativas pelo IBMEC em 1995 e Política Econômica e Finanças de Empresas pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC) em 1990. Atualmente é sócio da Global Partners Consultoria Empresarial, anteriormente, atuou como Diretor de Planejamento Financeiro da Camargo Correa S.A. no período de maio/2006 a abril/2017, como Diretor Financeiro e Administrativo da Rodovias Integradas do Oeste S.A. (concessionária que atua como prestadora de serviço, construindo/melhorando/mantendo infraestruturas usadas para prestação de serviços públicos), no período de fevereiro/2005 a abril/2006 e como Analista Econômico-Financeiro da Andrade Gutierrez S.A., no período de outubro/1979 a fevereiro/2005. Foi membro do Conselho Fiscal de várias empresas ao longo dos anos.
Marcelo de Andrade nascido em 11 de abril de 1967, o Sr. Marcelo de Andrade é membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia. Executivo de finanças, com mais de 15 anos de experiência, foi Superintendente de Controladoria na MOVER Participações S.A. (2012-2018) e Gerente Corporativo de Planejamento Estratégico (2009-2012). Anteriormente, atuou como Gerente Corporativo de Planejamento Estratégico na Coelho da Fonseca Empreendimentos Imobiliários Ltda. (2008-2009) e como Gerente Corporativo de Planejamento e Orçamento na Santista Têxtil S.A. (1997-2008). Conselheiro Certificado pelo IBGC, foi membro do Conselho Fiscal da CPFL (2011-2017) e membro do Conselho Fiscal da Alpargatas S.A. (2011-2015). Pós graduado em Controladoria e Finanças pela FIPECAFI – USP e Graduado em Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu.
Maria Cecilia Rossi Membro Efetivo Maria Elena Cardoso Figueira 22/04/2019 AGO 2020
Maria Cecilia Rossi nascida em 24 de Junho de 1960, a Sra. Rossi é membro efetivo do Conselho Fiscal da Companhia. A Sra. Maria Cecília é mestre e bacharel em administração de empresas pela FGV – SP. Sócia Fundadora e Diretora da Interlink Consultoria de Mercado de Capitais, especializada em Regulação, Compliance e Governança Corporativa. Anteriormente, foi Diretora e Superintendente de Desenvolvimento de Mercado da CVM e executiva no mercado de capitais. É membro do Conselho de Supervisão de Mercados, o qual presidiu, e do Conselho Fiscal da CCR S.A.. Participa de importantes fóruns institucionais como o Conselho de Regulação de Fundos de Investimentos da ANBIMA, o Comitê de Aquisições e Fusões – CAF e o Conselho Consultivo da ABVCAP. Foi membro dos Conselhos de Administração da BSM, da Bocespa e do IBGC, pelo qual é Conselheira Certificada.
Maria Elena Cardoso Figueira nascida em 29 de novembro de 1965, a Sra. Maria Elena Cardoso Figueira é membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia. Abaixo estão as principais experiências profissionais da Sra. Maria Elena Cardoso Figueira: Banco Santander (Brasil) S.A. Membro Independente do Comitê de Auditoria – desde maio de 2018 HSBC Brasil S.A. – Banco de Investimento Membro e presidente do Comitê Consultivo (Advisory Committee and Audit and Risk)  de junho de 2017 a abril de 2018 Figueira Consultoria Financeira Eireli – EPP (desde de dezembro de 2014) Sócia-proprietária – assessora e atua na condução de Conselhos de Administração, Fiscal e Consultivo e em Comitês de Auditoria e Riscos HSBC Bank Brasil S.A.  Banco Múltiplo Presidente e membro do Conselho Consultivo e do Audit and Risk Committee  de outubro de 2014 a junho de 2016 Banco Santander (Brasil) S.A. (de agosto de 2004 a maio de 2014) De abril de 2012 até maio de 2014, expatriada na matriz na Espanha, Banco Santander, S.A., trabalhando na área de regulação financeira e normas contábeis De agosto de 2004 a abril de 2012, membro Independente do Comitê de Auditoria, coordenadora e especialista financeira KPMG Corporate Finance Diretora da Consultoria Tributária para instituições financeiras e tributação internacional de abril de 2003 à agosto de 2004 Banco Bilbao Vizcaya Argentaria Brasil S.A. Diretora de Contabilidade e Controle Financeiro de janeiro de 2001 a dezembro de 2002 Banco Santander Brasil S.A. Diretora Adjunta de Planejamento Tributário de fevereiro de 1999 a janeiro de 2001 Arthur Andersen Consultoria Fiscal-Financeira S/C Ltda. Gerente de Impostos de setembro de 1991 a janeiro de 1999
Banco de Montreal Investimentos S/A, Montrealbank Estágio remunerado em Análise de Investimentos Mercado Acionário de outubro de 1988 a maio de 1989.
Piedade Mota da Fonseca Membro Efetivo Eraldo Soares Peçanha 22/04/2019 AGO 2020
Piedade Mota Fonseca nascida em 29 de abril de 1957, a Sra. Piedade Mota da Fonseca é membro efetivo do Conselho Fiscal da Companhia. A Sra. Piedade Mota é graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e com MBA da Amana e STC – Skills, Tools and Competencies – Executive Program da FDC e da Kellog School of Management. Possui 40 anos de experiência em Auditoria, Avaliação de Controles Internos, Análise de Riscos e Compliance. Foi Diretora da Auditoria Interna da CSN – Companhia Siderúrgica Nacional por 15 anos, onde introduziu a SOx – Sarbanes Oxley Act e difundiu os conceitos de avaliação de riscos, bem como implantou o Manual da Organização, com as principais Diretrizes, Normas e Procedimentos das empresas do grupo. Atuou como membro titular dos Conselhos de Administração da Inepar – FEM (Em 1997), Eletropaulo (Em 1998) e Condor-Tecnologias não Letais (de SET/2012 a NOV/2015), nesta última, também presidiu o Comitê Financeiro. Atuou, ainda, como membro efetivo do Conselho Deliberativo da CBS Previdência (de ABR/2003 a MAI/2013), onde também exerceu cargo de Presidente da CBS Previdência, por 3 meses. Atuou, ainda, como membro suplente do Conselho de Administração da Namisa (de ABR/2009 a MAI/2012) e como membro suplente do Conselho Fiscal da VALE (de JUN/1997 a MAR/2001). É Consultora na implantação das áreas de Auditoria Interna, Risco e Compliance.
Eraldo Soares Peçanha nascido em 21 de setembro de 1951, o Sr. Eraldo Peçanha é membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia. Graduado em em Ciências Contábeis e Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes – RJ. Realizou diversos cursos de educação continuada, como na Fundação Getúlio Vargas – SP, sobre gestão de negócios, controladoria, gestão estratégica de tecnologia da informação bem como gerenciamento de recursos humanos, atualização em controladoria, tributos e informática. Atuou no Banco Lowndes e no Banco do Estado do Rio de Janeiro, entres 1970 e 1974. Foi membro do Conselho Fiscal da Arus – Fundação Aracruz de Seguridade Social. Na Aracruz Celulose S.A., atutou como contador geral (1974 – 1980), Assessor Contábil e Fiscal da Diretoria Financeira (1980 – 1982), Gerente de Auditoria Interna (1982 – 1986) e Gerente de Controladoria (Controller) (1986 – 1996). Foi membro do Conselho Fiscal da CBS – Fundação de Seguridade Social da CSN, membro dos Conselhos Fiscais das empresas Companhia Vale do Rio Doce (1997 a 2000), Ferrovia Centro-Atlântica S.A. e ITÁ Energética S.A. (1999 a 2000). Na CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, foi Superintendente Geral de Controladoria (Ago/96 a Mai/99), Diretor de Controladoria e Informática (Mai/99 a Out/02) e Diretor de Controladoria (Nov/02 a Jul/03). Foi membro do Conselho Fiscal da Telos – Fundação Embratel de Seguridade Social durante 2 anos. Na Embratel – Empresa Brasileira de Telecomunicações S.A., foi Diretor Executivo de Governança Corporativa, subordinado ao Presidente da Embratel (Nov/2005 a Fev/2008) e Diretor de Controladoria (Ago/2003 a Out/2005). Na Icatu Seguros S.A. foi membro do Conselho Deliberativo do Fundo de Pensão IHPrev, Diretor de Recursos Humanos e Serviços Corporativos (Ago/10 a Jan/11) e Diretor Executivo de Serviços a Clientes, responsável pelas áreas de Operações de Seguros, Tecnologia da Informação e Serviços Corporativos. De fevereiro a julho de 2010 também passou a responder cumulativamente pela Diretoria de Recursos Humanos (Mar/08 a Jul/10). Em outubro de 2012, foi eleito membro titular do Comitê de Auditoria Estatutário e em abril de 2014 para o Conselho Fiscal da Officer Distribuidora S.A., em São Paulo, cargo que exerceu até junnho de 2015. Em abril de 2012 foi eleito Conselheiro Fiscal Titular nas empresas de capital aberto Net Serviços de Comunicação S.A., em São Paulo, cargo que exerceu até abril de 2013), e na Ideiasnet S.A., no Rio de Janeiro, até abril de 2016. Foi Conselho Fiscal Titular na JBS S.A. (Dez/16 a Set/17) e, atualmente, exerce o cargo de Conselheiro Fiscal Titular na Cadam (desde janeiro de 2017) e Suzano Papel e Celulose S.A. (desde abril de 2017).