Diretoria

Diretoria
 Nome Cargo Posse Prazo do Mandato
Marco Antonio Sousa Cauduro Diretor Presidente 06/07/2020 1ª reunião do Cons. Adm. após AGO de 2022
Marco Antonio Souza Cauduro. O Sr. Marco Antonio Souza Cauduro foi eleito para o cargo de Diretor Presidente da Companhia em 12/06/2020 e foi investido no cargo em 06/07/2020. Antes disso, o Sr. Marco Cauduro foi Diretor Presidente e também Vice presidente do Conselho da Administração da Log-In Logística Intermodal S.A.. Anteriormente, foi sócio-diretor e Portfolio Manager na Arbela Investimentos, foi sócio-fundador e gestor da Cox Capital Management e também foi um dos sócios-fundadores e responsável pelo time de pesquisa da Tarpon Investimentos. Ainda, Marco trabalhou no Morgan Stanley e Deutsche Bank.  Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), MBA pelo MIT Sloan School of Management, doutor em Finanças na Fundação Getúlio Vargas e Visiting Scholar na Universidade de Stanford. 
Pedro Sutter Diretor Vice-Presidente de Governança e Compliance 30/04/2020 1ª reunião do Cons. Adm. após AGO de 2022
Pedro Sutter. Nascido em 28 de abril de 1970, o Sr. Pedro Sutter é Diretor Vice-Presidente de Governança e Compliance da Companhia desde 20/12/2018. Formou-se em Direito pelo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e é Mestre em Direito e Governança Corporativa por Georgetown University Law School em Washinton D.C. (LL.M.). O Sr. Pedro Sutter foi Diretor e Vice-Presidente Legal e de Compliance das unidades de negócio da América Latina da United Technologies Corporation e General Counsel, responsável pelas joint ventures globais do grupo pelos últimos dois anos, integrou o departamento de Governança e Compliance da Petrobrás, sendo responsável pela revisão das políticas e processos da empresa.
Waldo Edwin Perez Leskovar Diretor Financeiro e de Relações com Investidores 30/04/2020 1ª reunião do Cons. Adm. após AGO de 2022
Waldo Edwin Perez Leskovar Nascido em 24/06/1968, o Sr. Waldo Perez foi eleito em 19 de dezembro de 2019 para ocupar o cargo de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores a partir 06 de janeiro de 2020. Executivo sênior de finanças, com mais de 20 anos de experiência profissional desenvolvida em importantes instituições financeiras, como ABN AMRO, Santander, Deutsche Bank e no setor de energia.
Apresenta sólida experiência em assessorar altos executivos e conselhos de empresas listadas em bolsa em decisões estratégicas, M&A, IPOs, captação de recursos e reestruturações societárias e financeiras, liderando negociações de M&A, JVs e acordos de acionistas demonstrada através de mais de USD 75 bilhões de operações financeiras concretizadas nos setores de Energia, Infraestrutura, Mineração e Metalurgia, Farmacêutico, Telecom, Industrial, Agrícola e Financeiro, além de apresentar conhecimento profundo da área Financeira, envolvendo avaliações econômico-financeiras, preparação, revisão e reconciliação de demonstrativos financeiros pró-forma, estruturação de financiamentos, aprovações de crédito, reestruturação de dívida, bem como análises financeiras em geral. Possui um bacharel e um mestrado em Engenharia Elétrica pela Georgia Institute of Technology e um MBA na The University of Texas at Austin.
Cristiane Alexandra Lopes Gomes Diretora de Negócios 30/04/2020 1ª reunião do Cons. Adm. após AGO de 2022
Cristiane Alexandra Lopes Gomes.Nascida em 23 de fevereiro de 1972, a Sra. Cristiane é Diretora de Negócios da Companhia desde 25/07/19, e ocupa a posição de Presidente da Divisão de Aeroportos, após ter ocupado o cargo de Diretora Presidente da Concessionária do Sistema Anhanguera-Bandeirantes S.A. (“AutoBan”) desde 02/08/18.
Antes disso, foi Diretora Presidente da CCR EngelogTec, núcleo de tecnologia do Grupo CCR, com atuação desde a estratégia até a operação nos processos de Tecnologia, Automação, Manutenção Eletroeletrônica e Segurança da Informação para os negócios de rodovias, mobilidade urbana (metrôs, barcas, VLT), aeroportos no Brasil, América Latina e Estados Unidos, e empresas de serviços, onde liderou mais de 600 colaboradores diretos (gestores, coordenadores, analistas, engenheiros e técnicos,) além de terceiros contratados em mais de 15 negócios no Brasil e exterior. Também ocupa o cargo de membro do Conselho de Administração de empresas integrantes do Grupo CCR no Brasil. Iniciou sua carreira no Grupo na AutoBan. Atuou em grandes projetos de transformação dos negócios, bem como no projeto de criação e implantação da CCR Actua. Graduada em matemática, é Mestre em Engenharia de Produção, MBA Internacional em Gestão Empresarial, Pós-graduação em Gestão de Projetos, em Gestão de Riscos e Compliance.
Atualmente é membro da administração das seguintes empresas do Grupo CCR:
– Diretora da empresa CPA
– Presidente do Conselho de Administração das empresas BH Airport, SPAC
– Presidente do Conselho de Curaçao (Chairwoman) – CAP e CAI
– Membro efetivo do Conselho de Administração da CPA
– Membro suplente do Conselho de Administração da empresa Toronto
Eduardo Siqueira Moraes Camargo Diretor de Negócios 30/04/2020 1ª reunião do Cons. Adm. após AGO de 2022
Eduardo Siqueira Moraes Camargo.Nascido em 25 de julho de 1974, o Sr. Camargo é Diretor de Negócios da Companhia desde 02/08/2019 e atualmente é Presidente da Divisão de Negócios LAM Vias. Trabalha no Grupo CCR desde 2000, com início das suas atividades na área Financeira do Centro Corporativo com atuação como Tesoureiro e na área de Relações com Investidores. Anteriormente, atuou na área de Novos Negócios, onde trabalhou no desenvolvimento do mercado de concessões dos Estados Unidos. Durante dois anos esteve à frente do escritório da CCR em Miami. Em maio/2009 foi responsável por Relações Institucionais da CCR ViaOeste e do CCR RodoAnel Oeste, sendo que em maio/2010 foi eleito Diretor da CCR ViaOeste e da CCR RodoAnel Oeste, e Diretor Presidente a partir de setembro/2013, tendo renunciado ao cargo de Diretor Presidente de ambas as empresas em 19/06/2017. Em setembro/2018 assumiu a posição de Diretor para América Latina e Caribe da Divisão de Aeroportos da CCR e a partir de agosto/2019 assumiu a Presidência da Divisão. O Sr. Camargo é Engenheiro de Produção graduado pela FEI e pós-graduado em Finanças pelo IBMEC.
Também é membro da administração das seguintes empresas do Grupo CCR:
– Diretor Administrativo Financeiro da CCR NovaDutra, Diretor de Operações da CCR ViaLagos e CCR RodoNorte e Diretor da SAMM.
– Membro do Conselho de Administração da Toronto, e Presidente do Conselho de Administração da CCR NovaDutra, CCR ViaLagos, CCR RodoNorte, ViaRio, CCR MSVia e CCR ViaSul.
Fábio Russo Corrêa Diretor de Negócios 30/04/2020 1ª reunião do Cons. Adm. após AGO de 2022
Fábio Russo Corrêa.  Nascido em 16 de novembro de 1972, o Sr. Fábio é Diretor de Negócios da Companhia desde 16 de maio de 2019 e ocupa a posição de Diretor Presidente da CCR Infra SP. Iniciou sua carreira no Grupo CCR na área de Engenharia da NovaDutra em 1997, depois nas áreas de Planejamento e Estruturação do financiamento de longo prazo da Companhia entre 1998 e 2000. Entre 2000 e 2009 atuou no time de Project Finance do Centro Corporativo da Grupo CCR, onde estruturou dentre outros o financiamento da Concessionária da Linha 4 do Metrô de São Paulo – ViaQuatro e o Rodoanel Oeste. De 2009 a 2012 foi Diretor Financeiro de Relações com Investidores da São Carlos Empreendimentos e Participações S.A., empresa do setor de properties, e entre 2012 e 2013 foi Diretor Financeiro da B&A, start up de mineração do Private Equity do BTG Pactual. Em 2013 voltou para o Grupo CCR como superintendente de Novos Negócios, e desde de junho de 2017 ocupou a função de Superintendente de Novos Negócios da Divisão INFRA SP. Formou-se em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, com especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Master in Financial Management pela Rotterdam School of Managment.
Também é membro da administração das seguintes empresas do Grupo CCR:
– Presidente do Conselho de Administração e Diretor na Autoban
– Membro efetivo do Conselho de Administração da Toronto e Renovias, SPVias, RodoAnel e ViaOeste
Luis Augusto Valença de Oliveira Diretor de Negócios 30/04/2020 1ª reunião do Cons. Adm. após AGO de 2022
Luis Augusto Valença de Oliveira. Nascido em 05 de dezembro de 1963, Luís Valença é Presidente da Divisão de Mobilidade da Companhia desde 02/05/2019. Anteriormente, foi Diretor Presidente da Companhia do Metrô da Bahia, concessionária (PPP) responsável pela Implantação (Integral), Operação de Manutenção das Linhas 1 e 2 do Metrô de Salvador e Lauro de Freitas na Bahia. Entrou para o Grupo CCR em 1998, na gestão da área de Tecnologia da Informação da CCR Autoban. Formou-se em Matemática pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e Programa de Gestão Avançada da FDC e INSEAD na França.
Foi o primeiro Diretor Presidente da ViaQuatro de 2007 a 2014, e de 2018 a 2019 foi Diretor Presidente da ViaQuatro e ViaMobilidade cumulativamente.
Atualmente é membro da administração das seguintes empresas do Grupo CCR:
– Presidente do Conselho de Administração das empresas Barcas, Toronto, ViaQuatro e ViaMobilidade
– Membro efetivo do Conselho de Administração do VLT Carioca
Marcio Yassuhiro Iha Diretor de Planejamento, Controle e Riscos Corporativos 30/04/2020 1ª reunião do Cons. Adm. após AGO de 2022
Marcio Yassuhiro Iha. Nascido em 14/12/1971, o Sr. Marcio Iha foi eleito em 30 de janeiro de 2020 para ocupar o cargo de Diretor de Planejamento, Controle e Riscos Corporativos da Companhia a partir de 02 de março de 2020. Formou-se em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e é Mestre em Administração de Empresas (FGV-EAESP), AMP – Advanced Management Program pela Columbia University (USA). O Sr. Marcio Iha é um executivo financeiro com experiência em controladoria, planejamento financeiro, prospecção de recursos, estruturação de capital, relações com sócios e gestão das áreas financeira, contábil, tributária, recursos humanos e administrativa.
Atualmente é membro da administração das seguintes empresas do Grupo CCR:
– Diretora das empresas: CIIS, CIP, CPC, SPCP. CPA
– Membro efetivo do Conselho de Administração das empresas: CCR LAMVIAS, CCR Infra SP (SIP), CCR Mobilidade (MPC)
– Membro suplente do Conselho de Administração da empresa Renovias, Barcas, VLT Carioca, ViaQuatro
Roberto Penna Chaves Neto Diretor Jurídico 30/04/2020 1ª reunião do Cons. Adm. após AGO de 2022
Roberto Penna Chaves. Nascido em 19 de fevereiro de 1972, o Sr. Roberto Penna é Diretor Jurídico da Companhia desde 01 de julho de 2019, após ter ocupado o cargo de Superintendente Jurídico da Companhia desde 2015. Trabalha no Grupo CCR desde 2011, onde iniciou sua trajetória como Gestor Jurídico da CCR Actua. Anteriormente, trabalhou nos escritórios Fialdini Penna Tilkian Advogados, como sócio fundador de 2005/2011 e como advogado no Wald e Associados Advogados de 1993/2005. Formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1996, com pós-graduação em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas em 2001.
Antônio de Toledo Mendes Pereira Filho Diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade 30/04/2020 1ª reunião do Cons. Adm. após AGO de 2022
Antônio de Toledo Mendes Pereira Filho.  Nascido em 14/06/1964, Tonico Pereira- como é conhecido, foi eleito em 14 de novembro de 2019 para ocupar o cargo de Diretor de Comunicação e Sustentabilidade a partir 26 de novembro de 2019. Executivo sênior com experiência diversificada, atuou em cargos de liderança em empresas de tecnologia, telecomunicações e publicidade. Fez parte da equipe fundadora da Zip.net. e atuou como CMO da operação até a sua aquisição pela Portugal Telecom e, depois disso, como CEO, desenvolvendo a estratégia de comunicação e conteúdos da empresa., bem como participando ativamente do processo de fusão com UOL. Em 2002, juntou-se à Telesp Celular para fundar e liderar sua Área de Responsabilidade Social Corporativa no Brasil, que se tornou o Instituto Vivo. Atuou na DPZ de 2006 a 2019, Por ter sido Operador de valores e commodities atuou junto à B3 pela DOZ antes e depois da fusão e IPO. Anteriormente, foi gerente comercial na Usinas Itamarati por 3 anos ajudando a desenvolver novos mercados de açúcar bem como iniciar as vendas de álcool diretamente para as distribuidoras de combustível, vindo a representar o Sindicato das Usinas do MT junto à ANP (Agência Nacional do Petróleo). Foi Membro do Conselho Consultivo da Conservattio -Brasil de 2016 a 2019. Formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo – USP.

 

Conselho de Administração

 

 

 

 Nome Cargo Posse Prazo do Mandato Membro Suplente Posse
Ana Maria Marcondes Penido Sant’Anna Presidente do Conselho de Administração 09/04/2020 AGO 2022 Eduarda Penido Dalla Vecchia 09/04/2020
Ana Maria Marcondes Penido Sant’Anna Nascida em 14 de fevereiro de 1956, a Sra. Penido Sant’Anna é membro efetivo e Presidente do Conselho de Administração da Companhia. A Sra. Penido Sant’Anna graduou-se em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie e, em 30 de junho de 1998, foi aprovada no exame de Certificação de Conselheiros de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. Anteriormente, foi Diretora Vice-Presidente Administrativa Financeira das empresas Serveng Civilsan S.A. (companhia que atua na exploração da indústria da construção civil); Empresa de Ônibus Pássaro Marron Ltda. (empresa que atua no setor de transporte coletivo); Agropecuária Roncador (grupo atuante no segmento agropecuário); e Litorânea Transporte Coletivos (empresa que atua no setor de transporte coletivo). Desde 30 de abril de 2012, é Diretora Presidente das empresas (i) Soares Penido Concessões S.A. (“SPConcessões”): companhia que atua como uma holding, controlada diretamente pela Sra. Penido Sant’Anna e que integra o bloco de controle da Companhia; e (ii) Soares Penido Realizações e Empreendimentos Ltda. (“SPEmpreendimentos”): empresa que atua no setor de investimentos em grandes empreendimentos, controlada diretamente pela Sra. Penido Sant’Anna e que é titular de participação indireta no bloco de controle da Companhia, por meio da SPConcessões.
Eduarda Penido Dalla Vecchia  Nascida em 03 de novembro de 1971, a Sra. Dalla Vecchia é membro suplente do Conselho de Administração da Companhia. A Sra. Dalla Vecchia é formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP com especialização em Administração de Empresas pelo CEAG – FGV. Em 2011, a Sra. Dalla Vecchia foi aprovada no exame de Certificação de Conselheiros de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. Atualmente, a Sra. Dalla Vecchia também é membro efetivo do Conselho de Administração da Soares Penido Obras, Construções e Investimentos S.A. (companhia atuante no setor da pecuária, mineração, concessões rodoviárias, e investimento imobiliário, integrante do bloco de controle da Companhia, na qual é titular, diretamente, de ações representativas de aproximadamente 4,62% do capital total e votante) e membro do Comitê de Auditoria e Finanças e do Comitê de Recursos Humanos da mesma. Atualmente, a Sra. Eduarda Penido Dalla Vecchia exerce ainda o cargo de diretora executiva da Fundação Lucia e Pelerson Penido – FLUPP, instituição que opera e apoia projetos de educação.
Ricardo Coutinho de Sena Vice-Presidente do Conselho de Administração 09/04/2020 AGO 2022 José Henrique Braga Polido Lopes 09/04/2020
Ricardo Coutinho de Sena Nascido em 04 de março de 1948, o Sr. Sena é membro efetivo e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Sena é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Pós-graduação em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Atuou na M. Roscoe – Engenharia, Indústria e Comércio (grupo que atua no setor de engenharia), onde foi Diretor Técnico. Entrou para o Grupo AG em 1981, tendo atuado até 1993 como Chefe do Departamento de Orçamentos. Em 1993 passou a atuar como Superintendente na Unidade de Novos Negócios. Nessa função liderou a atuação que levou à consolidação do portfólio da empresa nas concessões de serviços públicos de infraestrutura. De 2000 até 2013, como Presidente executivo e membro de Conselho de Administração da Andrade Gutierrez Concessões S.A. (empresa que atua nos segmentos de rodovias, transporte urbano metro-ferroviário, saneamento ambiental, aeroportos, energia e terminais portuários de contêineres), liderou dezenas de projetos no Brasil e América Latina em parceria com sócios canadenses, americanos, franceses, portugueses e brasileiros. De setembro de 2013 até março de 2014 participou como membro do Comitê Executivo da Holding do Grupo AG (grupo que atua em diversos setores de infraestrutura como energia, engenharia e construção, saúde e saneamento, tecnologia, transporte e logística). Foi membro dos Conselhos de Administração da Cemig, Cemig GT e Cemig D (companhias atuantes no segmento de energia elétrica) de agosto de 2010 a abril de 2015. Foi membro do Conselho de Administração da CCR S.A. no período de junho de 2000 até julho de 2015. Já exerceu os cargos de conselheiro de administração da Dominó Holdings (companhia que atua no setor da indústria) que possui participação acionária na Sanepar – Companhia de Saneamento do Estado do Paraná (empresa que atua no setor de saneamento, abastecimento com água tratada, serviços de coleta e tratamento de esgoto sanitário, coleta seletiva e destinação de resíduos sólidos), da Quiport – Concessionária do Aeroporto Internacional de Quito – Equador (concessionária responsável pela construção, operação e gestão do Novo Aeroporto Internacional de Quito – Mariscal Sucre) e da Light e Light Serviços de Eletricidade S.A. – concessionária de serviços de energia elétrica do Rio de Janeiro. Foi membro dos Conselhos de Administração da Telemar Participações S.A. e da CTX Participações S.A. (companhias que atuam no setor de telecomunicações) de abril de 2011 até novembro de 2013. Em janeiro de 2016 foi eleito novamente como membro efetivo dos Conselhos de Administração da Cemig, Cemig GT e Cemig D, tendo renunciado em setembro de 2017. O Sr. Sena é membro do Conselho de Administração da Andrade Gutierrez Concessões S.A., empresa que atua nos segmentos de rodovias, transporte urbano metro-ferroviário, saneamento ambiental, aeroportos, energia e terminais portuários de contêineres, e que integra o bloco de controle da Companhia, na qual detém participação direta de aproximadamente 14,52% do seu capital total e votante e participação indireta por meio da AGC Participações Ltda. Presidiu a Andrade Gutierrez Engenharia S.A. (companhia que atua no setor de engenharia e construções) de 2014 a maio de 2017, retomando à Presidência desta empresa em janeiro de 2019. Desde julho de 2015, é presidente da Holding Andrade Gutierrez S.A., titular de participação indireta no bloco de controle da Companhia, por meio da AGC Participações Ltda. e, desde dezembro de 2015, é o presidente do Conselho de Administração do Grupo AG.
José Henrique Braga Polido Lopes Nascido em 31 de maio de 1958, o Sr. Polido é membro suplente do Conselho de Administração da Companhia. Desde 1991, o Sr. Polido atua no Grupo Andrade Gutierrez (o grupo atua em diversos setores de infraestrutura como energia, engenharia e construção, saúde e saneamento, tecnologia, transporte e logística) e, atualmente, exerce o cargo de Diretor de Investimentos na Andrade Gutierrez Concessões S.A. (empresa que atua nos segmentos de rodovias, transporte urbano metro-ferroviário, saneamento ambiental, aeroportos, energia e terminais portuários de contêineres, e que integra o bloco de controle da Companhia, na qual detém participação direta de aproximadamente 14,52%). Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Minas Gerais e detém MBA Executivo pela University of Birmingham na Inglaterra. Foi membro suplente do Conselho de Administração da Andrade Gutierrez S.A. Atualmente o Sr. Polido é Diretor de Investimentos da Andrade Gutierrez Participações S.A. (empresa que atua nos segmentos de rodovias, transporte urbano metro-ferroviário, saneamento ambiental, aeroportos, energia e terminais portuários de contêineres, e que integra o bloco de controle da Companhia, na qual detém participação direta de aproximadamente 14,52%) e membro suplente do Conselho de Administração da Andrade Gutierrez S.A. (titular de participação indireta no bloco de controle da Companhia, por meio da AGC Participações Ltda.)
Fernando Luiz Aguiar Filho Membro Efetivo 09/04/2020 AGO 2022 Leonardo de Almeida Massa 09/04/2020
Fernando Luiz Aguiar Filho Nascido em 13 de junho de 1979, o Sr. Aguiar é membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Aguiar possui Graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 2001 e Mestrado na mesma instituição em 2007. Atuou como Engenheiro na Construções e Comércio Camargo Corrêa S.A. entre abril de 2002 e outubro de 2006. Atuou como Analista, Consultor, Gerente e Superintendente de Participações na Camargo Corrêa Investimentos em Infraestrutura S.A. entre outubro de 2006 e setembro de 2014. Foi membro suplente do Conselho Fiscal da CPFL Energia S.A. entre abril de 2009 e abril de 2014 e membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia entre abril de 2009 e abril de 2013. Foi membro suplente do Conselho de Administração da CPFL Energia S.A. entre abril de 2014 e janeiro de 2017. De abril de 2014 a abril de 2018, ocupou o cargo de membro suplente do Conselho de Administração da CCR. Desde abril de 2018, ocupa o cargo de membro efetivo do Conselho de Administração da CCR. Atualmente é Diretor de Participações na empresa MOVER Participações S.A., empresa que atua no setor de cimento, desenvolvimento imobiliário, engenharia e construção, naval, e concessões públicas. Desde outubro de 2014, é também Diretor nas empresas Camargo Corrêa Investimento em Infraestrutura S.A. e CC Investimentos e Participações S.A, empresas que atuam como holdings e que integram do bloco de controle da Companhia, com participação direta e indireta em seu capital.
Leonardo de Almeida Massa Nascido em 13 de fevereiro de 1983, o Sr. Leonardo é membro suplente do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Massa possui Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2005 e MBA pelo INSPER em 2016. Ingressou na Camargo Corrêa S.A. (Holding que atua nos segmentos de cimento, desenvolvimento imobiliário, engenharia e construção, têxtil e concessões públicas) em 2007 e atuou em diversas funções nas áreas de finanças, tesouraria e planejamento estratégico. Atualmente é Gerente de Participações na Mover Participações S.A (Holding que atua nos segmentos de cimento, desenvolvimento imobiliário, engenharia e construção, têxtil e concessões públicas). Desde julho de 2015, também ocupa o cargo de membro do Conselho de Administração da Usina Hidrelétrica Serra do Facão S.A. e membro dos comitês de Auditoria e Finanças da Usina Hidrelétrica Serra do Facão S.A.
Flávio Mendes Aidar Conselho de Administração (Efetivo) 09/04/2020 AGO 2022 Livio Hagime Kuze 09/04/2020
Flávio Mendes Aidar  Nascido em 16 de março de 1977, o Sr. Aidar é membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Aidar graduou-se em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, em 1997. Entre junho de 2017 e abril de 2010 e entre 2005 e 2000, ocupou vários cargos, no Brasil e em Nova Iorque, no banco Goldman Sachs, onde sua última função foi managing director do banco de investimentos e membro do management committee do Goldman Sachs Brasil. Entre 2005 e 2010, atuou no Citigroup Global Markets, como vice-presidente do banco de investimentos para a América Latina. Entre 1999 e 1998, atuou no Banco Santander de Negócios, como analista do banco de investimentos. Entre 1998 e 1997, foi trainee e gerente assistente da área de corporate banking e tesouraria no Lloyds Bank TSB. Foi membro do Conselho Consultivo da MOVER Participações S.A., desde junho de 2017 até março de 2019, empresa que atua no setor de cimento, desenvolvimento imobiliário, engenharia e construção, naval, e concessões públicas, e que integra indiretamente o bloco de controle da Companhia por meio da Camargo Corrêa Investimentos em Infra-Estrutura e CC Investimentos e Participações S.A. e, atualmente, é Diretor Presidente da InterCement Participações S.A., empresa que atua no ramo da indústria de cimento e é controlada pela MOVER Participações S.A. e é membro do Conselho de Administração da Loma Negra (nyse listed).
Livio Hagime Kuze Nascido em 05 de novembro de 1980, o Sr. Kuze é membro suplente do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Kuze é graduado em Administração pela Escola de Administração de São Paulo – EAESP/FGV em 2001. Com especialização em Finanças em Wharton/Universidade da Pensilvânia, Both/Universidade de Chicago, na FIA/Universidade de São Paulo e em Gestão de Projetos na EAESP/FGV. Foi consultor associado da consultoria A.T.Kearney em projetos no Brasil e Estados Unidos de 2001 a 2005 e Gerente de Projetos no Unibanco (banco latino americano com operações nas Américas, Europa e Ásia) (2005 a 2007). Foi Gerente Corporativo de Planejamento Estratégico na Tavex Corporation, empresa controlada pela Camargo Corrêa (CCSA), de 2007 a 2009 (empresa no setor têxtil). Após breve passagem pela MasterCard (2009), retornou em 2010 à Mover Participações .A. (holding que atua nos segmentos de cimento, desenvolvimento imobiliário, engenharia e construção e concessões públicas – antiga CCSA) como Gerente de Inteligência Estratégica onde ficou até Fevereiro de 2019 como Diretor de Planejamento Estratégico e Financeiro. Em 2019, assumiu a Diretoria Corporativa de Desenvolvimento de Negócios, RH e Inovação na InterCement Participações (Holding no setor de Cimentos). A partir de Out/2019 assumiu como Diretor de Planejamento e Energia das operações da InterCement no Brasil e em 2020 acumulou também as funções de Suprimentos e Logística da Empresa. Atuou como membro suplente do Conselho de Administração da Alpargatas S.A. (empresa que atua no setor de calçados e artigos esportivos). Foi membro suplente do Conselho de Administração da CPFL Energia S.A. (empresa que atua no setor de distribuição de energia) até janeiro de 2017. O Sr. Kuze ocupa atualmente o cargo de Diretor de Planejamento Integrado, Suprimentos e Logística na InterCement Brasil.
Henrique Sutton de Sousa Neves Conselho de Administração (Efetivo) 09/04/2020 AGO 2022 Rosa Evangelina Penido Dalla Vecchia 09/04/2020
Henrique Sutton de Sousa Neves Nascido em 22 de junho de 1954, o Sr. Sousa Neves é membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Sousa Neves é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e cursou o Advanced Management Program da Harvard Business School. Iniciou as suas atividades profissionais na Shell Brasil (companhia com atuação na área de petróleo, químicos, mineração e metais) em 1976, como advogado, tendo desempenhado nos anos seguintes funções em recursos humanos, vendas e, ao final da década de 80, a Diretoria Executiva da Petróleo Sabbá S/A, uma distribuidora de combustíveis com atividade na Amazônia Legal. Em 1990 assume o cargo de área desk no Grupo Shell em Londres, com responsabilidades sobre negócios no Chile, Bolívia, Equador e Colômbia. Retornou à Shell Brasil para exercer sucessivamente os cargos de Vice-Presidente para Recursos Humanos, Relações Externas e Compras, de Mercados Nacionais e de Varejo (1993-1998). Foi Presidente da Brasil Telecom (1998-2001) e da Brasil Telecom Participações (companhias que atuavam no setor de telecomunicações) (1998-2002). Foi sócio da Compass Consultoria (empresa que atua com consultoria em gestão empresarial) (2002-2005) e foi presidente da Viação Aérea Riograndense – VARIG S/A (2005) (companhia que atuava no setor de transportes aéreos). O Sr. Sousa Neves é. Durante a gestão do Sr. Sousa Neves, a Brasil Telecom, Brasil Telecom Participações e VARIG eram companhias abertas.
Rosa Evangelina Penido Dalla Vecchia. Nascida em 19 de dezembro de 1949, a Sra. Dalla Vecchia é membro suplente do Conselho de Administração da Companhia. A Sra. Dalla Vecchia graduou-se em psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU e em psicanálise pela Sedes Sapientiae. A Sra. Dalla Vecchia é Diretora, desde 2008, e membro efetivo do Conselho de Administração, desde 2013, da Soares Penido Obras, Construções e Investimentos S.A. (Companhia atuante no setor de pecuária, agricultura, mineração, concessões rodoviárias, e investimentos imobiliários, integrante do bloco de controle da Companhia, na qual é titular, diretamente, de ações representativas de aproximadamente 4,62% do capital total e votante). É também membro do Comitê de Recursos Humanos da mesma. Atualmente, a Sra. Rosa Evangelina Penido Dalla Vecchia é Presidente Vitalícia do Conselho de Curadores da Fundação Lucia e Pelerson Penido – FLUPP, instituto que opera e apoia projetos de educação
Luiz Carlos Cavalcanti Dutra Júnior
Conselho de Administração (Efetivo) 09/04/2020 AGO 2022 Nelson Tambelini Júnior 09/04/2020
Luiz Carlos Cavalcanti Dutra Júnior Nascido em 20 de julho de 1964, o Sr. Dutra é membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Dutra graduou-se em Direito pela PUC-SP em 1987, com pós-graduação em Administração de Empresas pelo Mackenzie em 1989 e MBA Executivo pela USP em 1996. Entre 1996 e 2001, atuou pela Johnson & Johnson, iniciando carreira no Departamento Jurídico e posteriormente assumindo a posição de Diretor de Assuntos Públicos da Cia com responsabilidades pelas áreas de Comunicação, Propaganda, Relações Externas & Governamentais e Serviços a Consumidor. Em 2001, foi para Dow Química, como Diretor de Comunicação & Public Affairs para o Brasil e América Latina, integrando também o Comitê Global de Advocacy da Cia, como representante da América Latina. Entre 2004 e 2012, foi Vice-Presidente da Unilever para Brasil e América Latina, liderando as áreas de Marketing Corporativo, Relações Governamentais, Comunicação, Propaganda & Mídia, Sustentabilidade e Regulatory Affairs. Foi membro do time de Liderança Global e Regional (América Latina) da Unilever na pelas áreas de Marca, Comunicação (Interna e Externa), Relações Públicas, Relações Governamentais e Sustentabilidade, responsável pela estratégia de ativação da Marca Unilever, convertida em modelo Global. Foi Vice Presidente da Holding da Votorantim (atual VSA) com responsabilidade pela Gestão das áreas de Marketing, Reputação Corporativa, Comunicação Interna e Externa, Relações Governamentais e Sustentabilidade, atuando no âmbito de todas empresas do Grupo no Brasil e exterior. Foi sócio da FSB Consumo S.A. Exerceu também cargos de liderança setorial como Presidente da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) de 2000 a 2004 e Presidente do Conselho Superior desta Entidade de 2004-2006 e 2010-2014, Presidente da ABIPLA (Associação Brasileira da Indústria de Produtos de Limpeza e Afins) de 2006 a 2012, Vice-Presidente do CONAR (Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária) de 1998 a 2012 e Diretor-Vice Presidente da ABIHPEC (Associação Brasileira da Industria de Higiene, Produtos de Higiene, Pessoais e Cosméticos) de 2004 a 2012 e Vice Presidente da ABIA com foco na Indústria de Alimentação, de 2004 a 2012 e foi sócio da FSB Consumo. Atualmente, é membro do Conselho Consultivo da MOVER Participações S/A., empresa que atua no setor de cimento, desenvolvimento imobiliário, engenharia e construção, naval, e concessões públicas e do Conselho da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).
Nelson Tambelini Júnior  Nascido em 05 de dezembro de 1962, O Sr. Tambelini é membro suplente do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Tambelini é graduado em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas em 1985, com diversos programas complementares de desenvolvimento técnico e em técnicas de gestão, inclusive em MBA pela Fundação Getúlio Vargas – SP em 2006. Iniciou atividades profissionais na área jurídica consultiva posteriormente contenciosa empresarial, migrando a partir de 1992 para uma carreira executiva crescente em desenvolvimento organizacional, sempre exposto a operações internacionais, em países como Argentina, Paraguai, Chile, México, EUA, Espanha, Marrocos, Portugal, Áustria, Moçambique, Egito, Angola, etc, além de forte atuação em operações de M&A e na liderança de grupos de trabalho do subsequente PMI. Conduziu áreas transversais de suporte aos negócios como sistemas de gestão, performance, inovação, P&D, recursos humanos, sustentabilidade, comunicação, gestão da qualidade, segurança e meio ambiente, etc. Em fins de 2015 assumiu posição executiva na liderança do negócio de Cimento no Brasil. Durante as diversas etapas da carreira sempre exerceu representação interna em comitê executivo e outros comitês funcionais (ética, inovação, P&D, etc) e, externa, em comitês e conselhos de entidades.
Entre suas principais posições executivas, é possível destacar que exerceu o cargo de Diretor de Recursos Humanos da Santista Têxtil S.A., entre 1999 e 2005, no Brasil, Argentina e Chile; de Diretor Corporativo de RH e Gestão da Tavex Algodoneira, sediada em Madrid, entre 2006 e 2009; de Diretor Corporativo de RH na Camargo Correa Cimentos S.A., em São Paulo, entre 2009 e 2011. Além disso, foi Vice-Presidente de Desenvolvimento Organizacional da InterCement Participações S.A. e Cimpor SGPS, de 2012 a 2014, e Diretor Presidente da InterCement Brasil S.A., entre 2016 a 2018.
Entre outras funções estatutárias e externas, foi Diretor da Sociedade Assistência Médica e Social (1999 a 2005), da Têxtil Prev (1999 a 2005), Vice-Presidente do Sindicato das Indústrias Têxteis do Estado de São Paulo (2004 a 2006) e da Associação Brasileira Cimento Portland (2015 a 2019), e membro do conselho de administração da Cimpor SGPS (2013 a 2015), do Instituto InterCement (2015 a 2018), do Sindicado Nacional Indústria do Cimento (2016 a 2019). Atualmente, é Diretor e membro do Conselho Consultivo da MOVER Participações S.A., membro do Conselho de Administração do Instituto Camargo Correa e, membro de Comitês Técnicos de Conselhos de diversas empresas, bem como associado ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
Paulo Roberto Reckziegel Guedes Membro Efetivo 09/04/2020 AGO 2022 Fernando Santos Salles 09/04/2020
Paulo Roberto Reckziegel GuedesNascido em 25 de outubro de 1961, o Sr. Guedes é membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Guedes formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e possui MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral/INSEAD. O Sr. Guedes, entre 1983 e 1993, atuou na Construtora Sultepa S.A. (empresa do setor de engenharia), como engenheiro auxiliar, engenheiro residente de obras e superintendente operacional. Ingressou no Grupo Andrade Gutierrez (grupo que atua em diversos setores de infraestrutura como energia, engenharia e construção, saúde e saneamento, tecnologia, transporte e logística) em 1993, alocado na equipe da Superintendência de Novos Negócios, como Gerente de Concessões, até 2000. Nessa função contribuiu para a consolidação do portfólio da empresa em concessões de serviços públicos de infraestrutura. Exerceu, de fevereiro/2000 até agosto/2012, o cargo de Diretor de Investimentos da Andrade Gutierrez Concessões S.A. (empresa responsável pelos investimentos do Grupo Andrade Gutierrez em concessões e que atua nos segmentos de rodovias, transporte urbano metro-ferroviário, saneamento ambiental, aeroportos e energia), passando a co-presidir a empresa de agosto/2012 a fevereiro/2018. Neste mesmo período, foi diretor da Andrade Gutierrez Participações S.A. (empresa holding controladora da AG Concessões S.A.). O Sr. Guedes atuou também como membro dos Conselhos de Administração da Light S.A., da Light Serviços de Eletricidade (empresas concessionárias de serviços de energia elétrica no Rio de Janeiro) entre 2006 e 2012, da Cemig, Cemig Geração e Transmissão, Cemig Distribuição (companhias concessionárias no segmento de energia elétrica de Minas Gerais) entre 2010 e 2017, da Water Port (empresa de prestação de serviços de água e esgoto no Porto de Santos) entre 2004 e 2016 e da da SPE Holding Beira Rio S.A. (empresa que atua na operação de arena, nos segmentos de construção e infraestrutura, responsável pela modernização do estádio Beira-Rio, em Porto Alegre/RS) entre 2012 e 2018. O Sr. Guedes atua como Conselheiro efetivo (i) da Andrade Gutierrez S.A. (desde 2016), empresa que atua como holding e que detém participação indireta no bloco de controle da Companhia, por meio da Andrade Gutierrez Participações S.A. e (ii) da Andrade Gutierrez Participações S.A., empresa que atua nos segmentos de rodovias, transporte urbano metro-ferroviário, saneamento ambiental, aeroportos, energia e terminais portuários de contêineres e que integra o bloco de controle da Companhia, na qual detém participação direta de aproximadamente 14,86% do seu capital total e votante. Desde abril de 2018 o Sr. Guedes é Fundador e Sócio Diretor da RPC Gestão Empresarial Ltda. (empresa de consultoria e assessoria em gestão empresarial). 
Fernando Santos Salles Nascido em 24 de setembro de 1984, o Sr. Salles é membro suplente do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Salles formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais em dezembro de 2007 e em Ciências Contábeis pela Fundação Mineira de Educação e Cultura em junho de 2019, detém pós-graduação em Economia Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas. Atua há 14 anos no Grupo Andrade Gutierrez (o grupo está presente em diversos setores de infraestrutura como energia, engenharia e construção, saúde e saneamento, tecnologia, transporte e logística). Hoje exerce o cargo de Superintendente Financeiro da Andrade Gutierrez Participações S.A. (empresa que atua na gestão e/ou no desenvolvimento de investimentos nos segmentos de arenas, desenvolvimento imobiliário, energia, portos, saúde, saneamento ambiental, transporte e logística). Possui certificação como Conselheiro Fiscal pelo IBGC e certificação Project Management Professional pelo PMI. Nos últimos quatro anos, o Sr. Salles foi membro suplente do Conselho de Administração da Companhia SPE Holding Beira-Rio S.A. (companhia que atua na operação de arenas, nos segmentos de construção e infraestrutura, responsável pela modernização do estádio Beira-Rio), membro suplente do Conselho de Administração da SAAG Investimentos S.A. (companhia com participação na empresa Madeira Energia S.A.) e membro suplente do Conselho Fiscal da CCR S.A. O Sr. Salles exerce o cargo de Superintendente Financeiro da Andrade Gutierrez Participações S.A., membro suplente do conselho da Companhia SPE Holding Beira-Rio S.A., membro suplente do Conselho de Administração da SAAG Investimentos S.A. Diretor das empresas Andrade Gutierrez Desenvolvimento Imobiliário S.A., Andrade Gutierrez Desenvolvimento Urbano S.A. e Telis Participações S.A.
Renato Torres de Faria Membro Efetivo 09/04/2020 AGO 2022 Paulo Márcio de Oliveira Monteiro 09/04/2020
Renato Torres de Faria Nascido em 11 de janeiro de 1962, o Sr. Torres de Faria é membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Torres de Faria formou-se em Engenharia de Minas na Universidade Federal de Minas Gerais no ano de 1984. Fez MBA pela Fundação Dom Cabral em Engenharia Econômica em 1992, pela UFES em Tecnologia de Aproveitamento de Rochar Ornamentais em 1995 e pela USP – FIA em Administração em 1998. Foi Engenheiro de Minas da Mineração Boquira S.A. de outubro de 1985 a maio de 1986. Foi Chefe de Seção da Mineração Morro Velho S.A. de junho de 1986 a fevereiro de 1991. Exerceu o cargo de Coordenador de Projetos da Andrade Gutierrez Mineração S.A. entre setembro de 1991 a dezembro de 1994. No período de janeiro de 1995 a novembro de 1998 exerceu o cargo de Gerente Industrial da Andrade Gutierrez Granitos S.A. Na Andrade Gutierrez Concessões S.A. foi Gerente de Projetos de dezembro de 1998 a maio de 2002, Diretor entre maio de 2002 a junho de 2003, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores entre junho de 2003 a fevereiro de 2013, Diretor de Investimentos e de Relações com Investidores entre fevereiro de 2013 a fevereiro de 2018, sendo eleito Diretor Presidente a partir de fevereiro de 2018, até dezembro de 2018, quando a Andrade Gutierrez Concessões S.A. foi incorporada pela Andrade Gutierrez Participações S.A. Acumulou a função de Vice-Presidente de Investimentos da Andrade Gutierrez S.A. no período de agosto de 2012 a fevereiro de 2016 e Conselheiro de Administração da Andrade Gutierrez S.A. de fevereiro de 2016 a dezembro de 2017. Conselheiro da Dominó Holding S.A. e da Sanepar de novembro de 2011 a outubro de 2015. Diretor Presidente da Water Port S.A. entre maio de 2010 a abril de 2016. Foi Conselheiro Executivo da gestora de fundos de private equity AG Angra no período entre fevereiro de 2009 a abril de 2011, Conselheiro da CCR S.A. no período entre julho de 2001 a novembro de 2011, Conselheiro da Cemig S.A. no período entre agosto de 2010 a dezembro de 2011, Conselheiro da Tele Norte Leste Participações S.A. no período entre abril de 2011 a fevereiro de 2012. Foi Conselheiro da Telemar Participações S.A. de abril de 2011 a setembro de 2015, Conselheiro da Oi S.A. de abril de 2012 a setembro de 2015, Conselheiro da CTX Participações S.A. de abril de 2011 a dezembro de 2016 e Conselheiro da Concessionária Rio Mais S.A. e da Lagoa da Barra S.A. de abril de 2014 a outubro de 2015. Desde 1991, o Sr. Torres de Faria atua em empresas do Grupo Andrade Gutierrez e atualmente exerce os cargos de (i) Diretor Presidente da Andrade Gutierrez Participações S.A. (empresa que atua nos segmentos de rodovias, transporte urbano metro-ferroviário, saneamento ambiental, aeroportos, energia e terminais portuários de contêineres, e que integra o bloco de controle da Companhia por meio de participação direta e indireta em seu capital); e (ii) Diretor de Relações com Investidores desde junho de 2015 e Diretor Presidente desde fevereiro de 2018 da Andrade Gutierrez Participações S.A., empresa holding controladora da Andrade Gutierrez Concessões S.A., por meio da qual detém participação indireta no bloco de controle da Companhia. Em outubro de 2019 foi eleito como membro da Andrade Gutierrez S.A.
Paulo Márcio de Oliveira Monteiro Nascido em 24 de outubro de 1958, o Sr. Oliveira Monteiro é membro suplente do Conselho de Administração da CCR. O Sr. Oliveira Monteiro formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, fez pós-graduação em Direção de Empresa, pela Universidade Pan-Americana – IPADE, na Cidade do México, MBA em Business Administration pela Universidade de São Paulo – USP e é Mestre em Finanças pela ITESM – Inst. Estudos Superiores de Monterrey, também na Cidade do México. Nos últimos dez anos, o Sr. Oliveira Monteiro atuou, no Brasil, também como membro suplente dos Conselhos de Administração da Andrade Gutierrez S.A. (titular de participação indireta no bloco de controle da Companhia, por meio da AGC Participações Ltda.), Oi, Contax, CEMIG, membro titular do Conselho de Administração da SPE Holding Beira Rio S.A. e membro titular (companhia responsável pelo desenvolvimento imobiliário do Parque Olímpico no Rio de Janeiro) (companhia que atua na operação de arenas, nos segmentos de construção e infraestrutura, responsável pela modernização do estádio Beira-Rio). No Equador, atuou como membro titular do Conselho de Administração da Corporación Quiport (concessionária responsável pela construção, operação e gestão do Novo Aeroporto Internacional de Quito – Mariscal Sucre).
Luis Claudio Rapparini Soares Membro Efetivo 09/04/2020 AGO 2022 Eduardo Penido Sant’Anna 09/04/2020
Luis Claudio Rapparini Soares Nascido em 08 de junho de 1965, o Sr. Rapparini é membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Rapparini é formado em Engenharia Civil, pós-graduado em Tecnologia da Informação (TI) e possui um MBA em Finanças, todos pela PUC/RJ. Participou de diversos programas de desenvolvimento executivo pelas universidades de Wharton, Kellogg, Insead e IMD. Foi Executivo por cerca de 32 anos, tendo atuado em diversas funções nas áreas Financeira e de Auditoria Interna do Grupo British American Tobacco e Royal Dutch Shell, e tendo vivido e trabalhado em cinco países em quatro continentes. Foi CFO da Souza Cruz S.A entre 2006 e 2010, CFO do Grupo Raizen entre 2011 e 2014 e, mais recentemente, Chief Internal Auditor da Royal Dutch Shell entre 2014 e 2018.
Eduardo Penido Sant’Anna Nascido em 05 de Novembro de 1989, o Sr. Eduardo é membro suplente do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Eduardo é formado no curso de Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado. Desde 16 de outubro de 2009, é sócio da empresa SPEmpreendimentos (empresa que atua no setor de investimentos em grandes empreendimentos, controlada diretamente pela Sra. Penido Sant’Anna e titular de participação indireta no bloco de controle da Companhia, por meio da SPConcessões. Em 2013, o Sr. Eduardo foi aprovado no exame de Certificação de Conselheiros de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. Desde 30 de abril de 2012, o Sr. Eduardo exerce o cargo de Diretor sem designação específica na empresa SPConcessões (a empresa atua como uma Holding, com a finalidade de unificar a gestão de empresas que participa ou controla, é controlada diretamente pela Sra. Penido Sant’Anna e integrante do bloco de controle da Companhia, na qual é titular, diretamente, de ações representativas de aproximadamente 10,43% do capital total e votante).
Luiz Alberto Colonna Rosman Membro Efetivo 09/04/2020 AGO 2022
Luiz Alberto Colonna RosmanNascido em 02 de julho de 1955, o Sr. Rosman é membro efetivo e independente do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Rosman é bacharel em Economia (1977) e em Direito (1978) e fez mestrado em Direito da Economia, em 1983, no Instituto de Estudos de Direito da Economia – IEDE, em curso organizado e coordenado por José Luiz Bulhões Pedreira e Alfredo Lamy Filho. Foi professor da cadeira “Direito Societário”, na Escola de Magistratura do Rio de Janeiro, Brasil (de 1995 a 2000) e no curso de Pós-Graduação em Direito Empresarial (Direito Societário e Mercado de Capitais) da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, Brasil, de 2002 a 2005. Desde 1995, é sócio de “Rosman, Penalva, Souza, Leão, Franco Advogados” – nova denominação de “Bulhões Pedreira, Bulhões Carvalho, Piva, Rosman e Souza Leão Advogados”, escritório no qual ingressou em 1983.O Sr. Luiz Alberto Colonna Rosman é Diretor do Instituto de Direito da Empresa e membro do Conselho Diretor da Obra de Missão Social.
Leonardo Porciúncula Gomes Pereira Nascido em 25 de abril de 1958, o Sr. Gomes Pereira é membro efetivo e independente do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Gomes Pereira é graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1981 e em Economia pela Universidade Cândido Mendes em 1986. Participou do Programa de Gestão Transcultural – AOTS em 1986, do Programa de Finanças Estratégicas – IMD, em 1997, do Programa de Desenvolvimento Executivo – Wharton Business School em 1998, do Senior Executive Program pela Universidade de Columbia em 2005 e dos Programas Executivo da Singularity University nos EUA e de M&A da London Business School, em 2018. Realizou o MBA na Universidade de Warwick, na Inglaterra, em 1992. Atuou por 13 anos (de 1982 a 1995), em diferentes cargos, no Citibank, no Brasil, Ásia e Estados Unidos. Além disso, foi Diretor de Planejamento e de Relações com Investidores na Globopar, de 1995 a 2000 e Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Net Serviços, de 2000 a 2007. Em 2007, tornou-se Presidente da Companhia Vale da Araguaia, cargo que ocupou até 2009 quando se tornou Vice-Presidente Executivo da Gol Linhas Aéreas. O Sr. Gomes Pereira exerceu, ainda, o cargo de Presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) entre 2012 e 2017.
Eduardo Bunker Gentil Membro Independente 09/04/2020 AGO 2020
Eduardo Bunker Gentil Nascido em 17 de junho de 1955, o Sr. Gentil é membro efetivo e independente do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Gentil ocupou o cargo de Diretor Executivo do JP Morgan em Nova Iorque e São Paulo entre 1984 e 1993, Diretor Executivo da Goldman Sachs em Nova Iorque e São Paulo entre os anos de 1994 e 2001, Diretor da BNDESPAR entre 2001 e 2002, Presidente da Visa do Brasil (2004-2007) e Presidente do Conselho de Administração da Visanet (hoje Cielo). Entre 2007 e 2007 foi, ainda, Diretor do Credit Suisse e do Unibanco. Em 2008, tornou-se Diretor de M&A e Project Finance do ItauBBA-Unibanco, tornando-se sócio da Cambridge Family Enterprise Group em 2010 (empresa que atua com consultoria, educação e pesquisa relacionada a empresas familiares, posição que ocupa até hoje. Além disso, foi membro dos conselhos estatutários da Klabin e Globocabo (2001), da Ecorodovias (2009-2012), da Visa Vale (empresa fundada pela Visa, Bradesco e BB em 2004) e Presidente do Conselho de Administração da Visanet, entre 2004 e 2007. É, ainda, conselheiro de administração da Evora (desde 2015, empresa que atua na industrialização e comercialização de tecidos de polipropileno, RBS, SLC Logemann (desde 2016, empresa que atua no segmento do agronegócio e comércio de máquinas agrícolas e Fastshop (desde 2013, empresa que atua no segmento de vendas no varejo, além da Escola Graduada de São Paulo (2000-2005). Em 2015, tornou-se membro do Comitê de Governança de Empresas Familiares no IBGC. Entre 2009 e 2015, foi também facilitador do curso Families in Business na Harvard Business School 2009-2015.
Eliane Aleixo Lustosa de Andrade Membro Independente 09/04/2020 AGO 2022
Eliane Aleixo Lustosa de Andrade Nascida em 05 de fevereiro de 1963, a Sra. Lustosa de Andrade é membro efetivo e independente do Conselho de Administração da Companhia. A Sra. Lustosa de Andrade é Doutora em Finanças pelo Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio e mestre em Economia pelo Departamento de Economia da PUC-Rio, onde também se graduou em Economia no ano de 1986. Possui certificação de Conselheiros de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. Ao longo de sua carreira ocupou cargos em diversas empresas do setor privado. Como executiva, foi Diretora Financeira da LLX Logística (atual Prumo Logística SA), Vice-Presidente de Finanças e Controle do Grupo Abril SA, Diretora de Administração e Finanças da Globex Utilidades SA (Ponto Frio) e Diretora Financeira e de Investimentos do Fundo de Pensão dos Empregados da Petrobras (Petros). Também foi Conselheira em diversas instituições como ALL Logística SA (atual Rumo), Fibria, Metalurgica Gerdau SA, Coimex, CPFL, Coteminas, Perdigão (hoje BRF), IBGC e membro da Câmara de Arbitragem da Bovespa. No setor público atuou como diretora do BNDES nas áreas de Desestatização e Mercado de Capitais e do Departamento de Proteção e Defesa Econômica da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça (DPDE/SDE/MJ). Foi professora da PUC-Rio (Microeconomia no Departamento de Economia e Economia Internacional para o curso de mestrado do Instituto de Relações Internacionais) e de diversos cursos do IBGC de Governança Corporativa, alem economista do Centro de Estudos Monetários e de Economia Internacional do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro.
Leonardo Porciúncula Gomes Pereira Membro Independente 09/04/2020 AGO 2022
Leonardo Porciúncula Gomes Pereira Nascido em 25 de abril de 1958, o Sr. Gomes Pereira é membro efetivo e independente do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Gomes Pereira é graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1981 e em Economia pela Universidade Cândido Mendes em 1986. Participou do Programa de Gestão Transcultural – AOTS em 1986, do Programa de Finanças Estratégicas – IMD, em 1997, do Programa de Desenvolvimento Executivo – Wharton Business School em 1998, do Senior Executive Program pela Universidade de Columbia em 2005 e dos Programas Executivo da Singularity University nos EUA e de M&A da London Business School, em 2018. Realizou o MBA na Universidade de Warwick, na Inglaterra, em 1992. Atuou por 13 anos (de 1982 a 1995), em diferentes cargos, no Citibank, no Brasil, Ásia e Estados Unidos. Além disso, foi Diretor de Planejamento e de Relações com Investidores na Globopar, de 1995 a 2000 e Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Net Serviços, de 2000 a 2007. Em 2007, tornou-se Presidente da Companhia Vale da Araguaia, cargo que ocupou até 2009 quando se tornou Vice-Presidente Executivo da Gol Linhas Aéreas. O Sr. Gomes Pereira exerceu, ainda, o cargo de Presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) entre 2012 e 2017.
Conselho Fiscal

 

 Nome Cargo Membro Suplente Posse Prazo do Mandato
Adalgiso Fragoso de Faria Membro Efetivo Marcelo de Andrade 09/04/2020 AGO 2021
Adalgiso Fragoso de Faria,  Nascido em 14 de junho de 1960, o Sr. Fragoso de Faria é membro efetivo do Conselho Fiscal da Companhia. O Sr. Fragoso de Faria formou-se em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) em 1987, tendo MBA em Finanças Corporativas pelo IBMEC em 1995 e Política Econômica e Finanças de Empresas pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC) em 1990. Atuou como Diretor de Planejamento Financeiro da Camargo Correa S.A. no período de maio/2006 a abril/2017, como Diretor Financeiro e Administrativo da Rodovias Integradas do Oeste S.A. (concessionária que atua como prestadora de serviço, construindo/melhorando/mantendo infraestruturas usadas para prestação de serviços públicos), no período de fevereiro/2005 a abril/2006 e como Analista Econômico-Financeiro da Andrade Gutierrez S.A., no período de outubro/1979 a fevereiro/2005. Foi membro do Conselho Fiscal de várias empresas ao longo dos anos.
Marcelo de Andrade,  Nascido em 11 de abril de 1967, o Sr. Andrade é membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia. O Sr. Andrade é pós-graduado em Controladoria e Finanças pela FIPECAFI -USP e Graduado em Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu. É executivo de finanças, com mais de 15 anos de experiência, e atualmente é Diretor de Planejamento e Finanças na Finvest Finanças e Investimentos S/A. Foi Superintendente de Controladoria na Mover Participações S.A. (2012-2018) e Gerente Corporativo de Planejamento Estratégico (2009-2012). Anteriormente, atuou como Gerente Corporativo de Planejamento Estratégico na Coelho da Fonseca Empreendimentos Imobiliários Ltda. (2008-2009) e como Gerente Corporativo de Planejamento e Orçamento na Santista Têxtil S.A. (1997-2008). Conselheiro Certificado pelo IBGC, foi membro do Conselho Fiscal da CPFL (2011-2017) e membro do Conselho Fiscal da Alpargatas S.A. (2011-2015).
Bruno Gonçalves Siqueira Membro Efetivo Daniel da Silva Alves 09/04/2020 AGO 2021
Bruno Gonçalves Siqueira, Nascido em 07 de julho de 1985, o Sr. Siqueira é membro efetivo do Conselho Fiscal da Companhia. O Sr. Siqueira graduou-se em Economia pelo IBMEC/MG (2008) e em Ciência Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Cursou pós-graduação em Gestão com Ênfase em Finanças pela Fundação Dom Cabral (2011), e cursou o International MBA na IE Business School em Madrid (2019). Desde 2010 exerceu diversos cargos na AG Participações (holding de investimentos do Grupo AG), atuando, principalmente, nas áreas contábeis, tributária, financeira, M&A e na gestão de investidas (setores: imobiliário, saúde, energia, rodovias, telecom, entre outros). De 2007 a maio de 2010 atuou na área de controladoria da AngloGold Ashanti Brasil Mineração S/A. O Sr. Siqueira exerceu as funções de membro do Conselho Fiscal da CCR S/A (abril 2018 a março 2019), da CEMIG S/A (abril 2013 a abril 2016), e da Santo Antônio Energia S/A (abril 2017 a janeiro 2019). Foi membro suplente dos Conselhos de Administração da Oi S/A (abril 2012 a setembro 2015) e da Contax Participações S/A (abril 2012 a abril 2014). É membro dos Conselhos de Administração da Lagoa da Barra Incorporações e Construções S/A (desenvolvedora imobiliária do Parque Olímpico do Rio) e da Concessionária Rio Mais S/A desde fevereiro de 2015. Atua como Superintendente de Controladoria na Andrade Gutierrez Participações S.A., empresa holding de participações societárias, desde dezembro de 2019. É membro do Conselheiro de Administração da Lagoa da Barra Incorporações e Construções S/A e da Concessionária Rio Mais S.A. É Diretor da Andrade Gutierrez Desenvolvimento Imobiliário S/A, da Andrade Gutierrez Participações em Desenvolvimento Urbano S/A, da Adpar – Administração e Participações Ltda., da Telis Participações S/A, da Amp Empreendimentos Imobiliários Ltda e da Marina Porto Real S/A.
Daniel da Silva Alves Nascido em 07 de junho de 1988, o Sr. Alves é membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia. O Sr. Alves é graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte (FACISA-BH) (entre 2012 e 2016), e é pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, também em Belo Horizonte. Atuou como Conselheiro Fiscal da instituição sem fins lucrativos “Casa Aura de Apoio à Criança e Adolescentes com Câncer” no período de 2013 a 2016 e como Gerente Financeiro na empresa Espaço & Bureau de Marketing Promocional Ltda., entre 2010 e 2011. Atua no Grupo Andrade Gutierrez desde 2011 ocupando diversas posições, atualmente é Coordenador de Contabilidade do Grupo, responsável pelos reports, demonstrações financeiras e operações societárias do segmento de Engenharia, Participações e Holding.
Piedade Mota da Fonseca Membro Efetivo Ronaldo Pires da Silva 09/04/2020 AGO 2021
Piedade Mota da Fonseca, Nascida em 29 de abril de 1957, a Sra. Fonseca é membro efetivo do Conselho Fiscal da Companhia. A Sra. Fonseca é graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com MBA da Amana e com STC – Skills, Tools and Competencies – Executive Program da FDC e da Kellog School of Management. Possui 42 anos de experiência em Gestão, Auditoria, Avaliação de Controles Internos, Análise de Riscos e Compliance. Foi Diretora da Auditoria Interna da CSN – Companhia Siderúrgica Nacional por 15 anos, onde introduziu a SOx – Sarbanes Oxley Act e difundiu os conceitos de avaliação de riscos, bem como implantou o Manual da Organização, com as principais Diretrizes, Normas e Procedimentos das empresas do grupo, inclusive, as de Governança Corporativa. Atuou como membro titular dos Conselhos de Administração da Inepar – FEM (em 1997), Eletropaulo (em 1998) e Condor-Tecnologias não Letais (de SET/2012 a NOV/2015), nesta última, também presidiu o Comitê Financeiro. Atuou, ainda, como membro efetivo do Conselho Deliberativo da CBS Previdência (de ABR/2003 a MAI/2013), onde também exerceu cargo de Presidente da CBS Previdência, por 3 meses. Atuou, ainda, como membro suplente do Conselho de Administração da Namisa (de ABR/2009 a MAI/2012) e como membro suplente do Conselho Fiscal da VALE (de JUN/1997 a MAR/2001). É Consultora na implantação das áreas de Auditoria Interna, Risco e Compliance.
Ronaldo Pires da Silva, Nascido em 02 de dezembro de 1968, o Sr. Ronaldo Pires da Silva é membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia. O Sr. Ronaldo Pires da Silva graduou-se em Ciência Contábeis pela FEA-USP (1990). Possui registro no CNAI (Cadastro Nacional de Auditores Independentes) e CVM (Comissão de Valores Mobiliários). É sócio fundador da GAAP Auditores & Consultores há 28 anos, com vasta experiência em auditoria, outsourcing (BPO), perícia, entre outras áreas relacionadas. Trabalhou em empresa de auditoria (BigFour) e também como Perito Judicial. Atuou como Conselheiro Fiscal em outras empresas.