Diretoria

Diretoria

 

Nome Cargo Posse Prazo do Mandato
Leonardo Couto Vianna Diretor Presidente 31/07/2018 1ª reunião do Cons. Adm. após AGO de 2020
Leonardo Couto Vianna. Nascido em 30 de maio de 1953, Sr. Vianna é atualmente o Diretor Presidente da CCR. Antes disso foi Diretor de Negócios da Companhia. Formou-se em engenharia civil pela Fundação Mineira de Educação e Cultura e em direito pela Universidade Paulista – UNIP.
Marcus Rodrigo de Senna Diretor Jurídico 26/04/2018 1ª reunião do Cons. Adm. após AGO de 2020
Marcus Rodrigo de Senna. Nascido em 24 de novembro de 1960, o Sr. Senna foi eleito Diretor Jurídico da Companhia em 11/2008, Formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, e pós-graduado em 2003 pela Fundação Getulio Vargas no curso de MBA – Direito da Economia e Empresa.
Ricardo Antonio Mello Castanheira Diretor Vice-Presidente de Gestão de Negócios 26/04/2018 1ª reunião do Cons. Adm. após AGO de 2020
Ricardo Antônio Mello Castanheira. Nascido em 06 de junho de 1955, o Sr. Castanheira é Diretor Vice-Presidente de Relações Institucionais da Companhia desde 20/09/2011. Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, detém MBA em Administração de Novos Negócios pela Universidade de São Paulo, é membro do Conselho Consultivo da ABDIB – Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base e membro do Conselho Diretor da ABCR – Associação Brasileira de Concessionária de Rodovias. O Sr. Castanheira foi membro suplente do Conselho de Administração da Companhia no período entre 16/02/2011 a 25/11/2011, foi membro suplente do Conselho de Administração da Companhia OI Telecomunicações e da CEMIG Companhia Energética de Minas Gerais, foi membro efetivo do Conselho de Administração da CONTAX S.A., e foi também Gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Andrade Gutierrez Concessões S.A.
Arthur Piotto Filho Diretor Financeiro e de Relações com Investidores 26/04/2018 1ª reunião do Cons. Adm. após AGO de 2020
Arthur Piotto Filho. Nascido em 12 de junho de 1958, Sr. Piotto Filho desde 12/12/2007 é Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia. Graduou-se em engenharia civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie.
Italo Roppa Diretor Vice-Presidente de Negócios 26/04/2018 1ª reunião do Cons. Adm. após AGO de 2020
Italo Roppa. Nascido em 15 de julho de 1954, o Sr. Roppa é, desde 01/11/2005, Diretor Vice-Presidente de Gestão de Negócios da Companhia. Formou-se em engenharia civil pela Universidade Gama Filho no Rio de Janeiro.
Francisco de Assis Nunes Bulhões Diretor de Comunicação e Sustentabilidade 26/04/2018 1ª reunião do Cons. Adm. após AGO de 2020
Francisco de Assis Nunes Bulhões. Nascido em 11 de outubro de 1965, o Sr. Bulhões é Diretor de Comunicação e Sustentabilidade desde 16 de abril de 2015. Graduado em arquitetura e urbanismo, possui MBAs de marketing de serviços, pela FIA/USP, e de Geração de Valor para Acionistas e Executivos, da FGV/USP. Também cursou Gestão de Negócios, pela FGV/SP – GVPEC. Anteriormente, o Sr. Bulhões ocupou o cargo de diretor não-estatutário da Companhia.
Eduardo Siqueira Moraes Camargo Diretor de Negócios 02/08/2018 1ª reunião do Cons. Adm. após AGO de 2020
Eduardo Siqueira Moraes Camargo. Nascido em 25 de julho de 1974, o Sr. Camargo trabalha no Grupo CCR desde 2000, com início das suas atividades na área Financeira do Centro Corporativo com atuação como Tesoureiro e na área de Relações com Investidores. Posteriormente, atuou na área de Novos Negócios, onde trabalhou no desenvolvimento do mercado de concessões dos Estados Unidos. Durante dois anos esteve à frente do escritório da CCR em Miami. Em maio/2009 passou a trabalhar na ViaOeste e RodoAnel, sendo responsável por Relações Institucionais. Em maio/2010 foi eleito Diretor da ViaOeste e do RodoAnel Oeste, tendo renunciado ao cargo de Diretor Presidente de ambas as empresas em 19/06/2017, nas quais não ocupa mais nenhum cargo. O Sr. Camargo é engenheiro de produção graduado pela FEI e pós-graduado em Finanças pelo IBMEC.
Paulo Cesar de Souza Rangel Diretor de Negócios 31/07/2018 1ª reunião do Cons. Adm. após AGO de 2020
Paulo Cesar de Souza Rangel. Nascido em 22 de janeiro de 1957, o Sr. Paulo desde 06/04/2018 exerce os cargos de Diretor Presidente e de Relações com Investidores da Via Oeste, na qual a CCR detém 100% do capital, e também o cargo de Diretor Presidente do Rodoanel Oeste, na qual a CCR detém diretamente 99% do capital social. Antes disso, foi Diretor Presidente da CCR Engelog,onde gerenciou mais de R$ 1 bilhão em investimentos anuais de obras das empresas do Grupo CCR e Diretor Presidente da Concessionária CCR SPVias. Em 2014, foi eleito Diretor Presidente da BH Airport. O Sr. Paulo é graduado em Engenheiro Civil, com MBA em Gerenciamento de Projetos e também em Tecnologia, Conhecimento e Inovação.
Paulo Yukio Fukuzaki Diretor de Planejamento, Controle e Riscos Corporativos 26/04/2018 1ª reunião do Cons. Adm. após AGO de 2020
Paulo Yukio Fukuzaki. Nascido em 25 de janeiro de 1964, o Sr. Fukuzaki é Diretor de Planejamento e Controle da Companhia desde 01/10/2010. Formou-se em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia São Luis e MBA em Gestão de Finanças e Riscos pela FEA-USP.
Pedro Sutter* Diretor Vice-Presidente de Compliance 19/11/2018
Pedro Sutter. O Sr. Pedro Sutter é formado em Direito pelo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e é Mestre em Direito e Governança Corporativa por Georgetown University Law School em Washinton D.C. (LL.M.). O Sr. Pedro Sutter possui mais de 20 anos de experiência no mercado, foi Diretor e Vice Presidente Legal e de Compliance das unidades de negócio da America Latina da United Technologies Corporation e General Counsel responsável pelas joint ventures globais do grupo; durante os últimos dois anos foi o responsável pelo departamento de Governança e Compliance da Petrobras responsável pela revisão das políticas e processos da empresa.
Eduardo de Toledo* Diretor Vice-Presidente de Gestão Corporativa 1/11/2018
Eduardo de Toledo. O Sr. Eduardo de Toledo é formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP/Poli) e em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA/USP), com pós-graduação e cursos de extensão de Entrepreunership and Competitiveness (Columbia University – NYC) e International Executive Programme (INSEAD – Fontainebleau).
O Sr. Eduardo possui mais de 20 anos de experiência no mercado. Foi CFO da Klabin S.A., responsável por diversas áreas, dentre as quais, análises econômicas, controladoria e contabilidade, finanças e relação com investidores, fusões e aquisições, suprimentos e tecnologia da informação. Na Klabin, ocupou também o cargo de Diretor responsável por Supply Chain, contemplando as áreas de Logística Nacional, Logística Internacional, Planejamento da Produção e Suprimentos. Foi o principal Executivo do Grupo MSP, Diretor Executivo da Ultrapar, Diretor Superintendente (COO) da Ultracargo, e teve uma breve passagem pelo Minerva, como CFO.

*diretores não-estatutários, eleitos em Reuniões de Conselho de Administração. Tais eleições serão submetidas à próxima Assembleia Geral de Acionistas.

Conselho de Administração
Nome Cargo Posse Prazo do Mandato Membro Suplente Posse
Ana Maria Marcondes Penido Sant’Anna Membro efetivo e Presidente do Conselho de Administração 16/04/2018 AGO 2019 Eduarda Penido Dalla Vecchia 16/04/2018
Ana Maria Marcondes Penido Sant’Anna. Nascida em 14 de fevereiro de 1956, a Sra. Penido Sant’Anna é membro efetivo e Presidente do Conselho de Administração da Companhia. A Sra. Penido Sant’Anna é brasileira, casada, natural de São Paulo–SP, graduou-se em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie e, em 30 de junho de 1998, foi aprovada no exame de Certificação de Conselheiros de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. Além de conselheira da Companhia, também é membro dos Comitês de Estratégia e Sustentabilidade, Governança, e de Recursos Humanos da Companhia. Anteriormente, foi Diretora Vice-Presidente Administrativa Financeira das empresas Serveng Civilsan S.A. (companhia que atua na exploração da indústria da construção civil); Empresa de Ônibus Pássaro Marron Ltda. (empresa que atua no setor de transporte coletivo); Agro Pecuária Roncador (grupo atuante no segmento agropecuário); e Litorânea Transporte Coletivos (empresa que atua no setor de transporte coletivo).
Eduarda Penido Dalla Vecchia. Nascida em 3 de novembro de 1971, a Sra. Dalla Vecchia é membro suplente do Conselho de Administração da Companhia. A Sra. Dalla Vecchia é formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP com especialização em Administração de Empresas pelo CEAG – FGV.
Ricardo Coutinho de Sena Membro efetivo e Vice Presidente do Conselho de Administração 16/04/2018 AGO 2019 José Henrique Braga Polido Lopes 16/04/2018
Ricardo Coutinho de Sena. Nascido em 04 de março de 1948, o Sr. Sena foi eleito como membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Pós-graduação em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Atuou na M. Roscoe – Engenharia, Indústria e Comércio (grupo que atua no setor de engenharia), onde foi Diretor Técnico. Entrou para o Grupo AG em 1981, tendo atuado até 1993 como Chefe do Departamento de Orçamentos. Em 1993 passou a atuar como Superintendente na Unidade de Novos Negócios. Nessa função liderou a atuação que levou à consolidação do portfólio da empresa nas concessões de serviços públicos de infraestrutura. De 2000 até 2013, como Presidente executivo e membro de Conselho de Administração da Andrade Gutierrez Concessões S.A. (empresa que atua nos segmentos de rodovias, transporte urbano metro-ferroviário, saneamento ambiental, aeroportos, energia e terminais portuários de contêineres), liderou dezenas de projetos no Brasil e América Latina em parceria com sócios canadenses, americanos, franceses, portugueses e brasileiros. De setembro de 2013 até março de 2014 participou como membro do Comitê Executivo da Holding do Grupo AG (grupo que atua em diversos setores de infraestrutura como energia, engenharia e construção, saúde e saneamento, tecnologia, transporte e logística). Foi membro dos Conselhos de Administração da Cemig, Cemig GT e Cemig D (companhias atuantes no segmento de energia elétrica) de agosto de 2010 a abril de 2015. Foi membro do Conselho de Administração da CCR S.A. (companhia que atua no setor de concessão de infraestrutura nos segmentos de concessão de rodovias, mobilidade urbana e serviços) no período de junho de 2000 até julho de 2015. Já exerceu os cargos de conselheiro de administração da Dominó Holdings (companhia que atua no setor da indústria) que possui participação acionária na Sanepar – Companhia de Saneamento do Estado do Paraná (empresa que atua no setor de saneamento, abastecimento com água tratada, serviços de coleta e tratamento de esgoto sanitário, coleta seletiva e destinação de resíduos sólidos), da Quiport – Concessionária do Aeroporto Internacional de Quito – Equador (concessionária responsável pela construção, operação e gestão do Novo Aeroporto Internacional de Quito – Mariscal Sucre) e da Light e Light Serviços de Eletricidade S.A. – concessionária de serviços de energia elétrica do Rio de Janeiro. Foi membro dos Conselhos de Administração da Telemar Participações S.A. e da CTX Participações S.A. (companhias que atuam no setor de telecomunicações) de abril de 2011 até novembro de 2013.
José Henrique Braga Polido Lopes. Nascido em 31 de maio de 1958, o Sr. Polido é membro suplente do Conselho de Administração da Companhia. Desde 1991, o Sr. Polido atua no Grupo Andrade Gutierrez (o grupo atua em diversos setores de infraestrutura como energia, engenharia e construção, saúde e saneamento, tecnologia, transporte e logística) e, atualmente, exerce o cargo de Diretor de Investimentos na Andrade Gutierrez Concessões S.A. (empresa que atua nos segmentos de rodovias, transporte urbano metro-ferroviário, saneamento ambiental, aeroportos, energia e terminais portuários de contêineres). Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Minas Gerais e detém MBA Executivo pela University of Birmingham na Inglaterra. Foi membro suplente do Conselho de Administração da Andrade Gutierrez S.A.
Ana Dolores Moura Carneiro Novaes Membro Efetivo 16/04/2018 AGO 2019 Eduardo Penido Sant‘Anna 16/04/2018
Ana Dolores Moura Carneiro Novaes. Nascida em 23 de janeiro de 1962, a Sra. Ana Dolores Moura Carneiro de Novaes foi eleita para o cargo de membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia, e ainda, os cargos de membro efetivo nos Comitês de Auditoria, de Finanças e de Novos Negócios da Companhia. A Sra. Ana Dolores Moura Carneiro de Novaes é graduada em economia pela Universidade Federal de Pernambuco e em direito pela PUC-RJ. Possui mestrado e Doutorado em economia pela PUC-RJ e pela Universidade da Califórnia, Berkeley, respectivamente. Desde 1998, é membro do CFA Institute, e é sócia fundadora da Oitis Consultoria Econômica e Financeira Ltda., para avaliação de empresas e consultoria em governança corporativa a qual presta servicos a Soares Penido Concessoes S.A. e indiretamente a sua controladora. Entre julho de 2012 e dezembro de 2014, foi Diretora da Comissão de Valores Mobiliários. Anteriormente, entre abril de 2002 e 2012, atuou como conselheira independente da Companhia. Entre 2007 e 2012 atuou como conselheira independente da CPFL (companhia que atua no setor de distribuição de energia). Já entre 2009 e 2012 atuou como conselheira independente da Metalfrio (companhia que atua no setor de exploração da indústria e comércio da metalurgia em geral) e de 2006 a 2008 atuou como conselheira independente da Datasul (empresa que atua no setor de tecnologia da informação, com enfoque em software, serviços e tecnologia).
Eduardo Penido Sant‘Anna.Nascido em 05 de Novembro de 1989, o Sr. Eduardo foi eleito para o cargo de membro suplente do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Eduardo é formado no curso de Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado. Desde 16 de outubro de 2009, é sócio da empresa SPEmpreendimentos* (empresa que atua no setor de investimentos em grandes empreendimentos). Em 2013, o Sr. Eduardo foi aprovado no exame de Certificação de Conselheiros de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.
Fernando Luiz Aguiar Filho Membro Efetivo 16/04/2018 AGO 2019 Susana Amaral Silveira Chulam 16/04/2018
Fernando Luiz Aguiar Filho. Nascido em 13 de junho de 1979, o Sr. Aguiar Filho é membro Efetivo do Conselho de Administração da Companhia. Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica  da Universidade de São Paulo em 2001 e Mestrado na mesma instituição em 2007. Atuou como Engenheiro na Construções e Comércio Camargo Corrêa S.A. entre abril de 2002 e outubro de 2006. Atuou como Analista, Consultor, Gerente e Superintendente de Participações na Camargo Corrêa Investimentos em Infraestrutura S.A. entre outubro de 2006 e setembro de 2014. Foi membro suplente  do Conselho Fiscal da CPFL Energia S.A. entre abril de 2009 e abril de 2014 membro suplente Conselho Fiscal da Companhia entre abril de 2009 e abril de 2013. Foi membro suplente do Conselho de Administração da CPFL Energia S.A. entre abril de 2014 e janeiro de 2017. Atualmente é Diretor de Participações na Camargo Corrêa S.A. Desde outubro de 2014, é também Diretor nas empresas Camargo Corrêa Investimento em Infraestrutura S.A., VBC Energia S.A. Concessionária do Estacionamento do Aeroporto de Congonhas. Desde abril de 2014 até abril de 2017, ocupou o cargo de membro suplente do Conselho de Administração da Companhia.
Susana Amaral Silveira Chulam. Nascida em 16 de junho de 1980, a Sra. Chulam é membro Suplente do Conselho de Administração da Companhia. Graduada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 2002, Mestre em Direito pela Universidade de Oxford (Reino Unido) em 2007 e Doutora em Direito pela USP em 2010. Foi associada no escritório Veirano Advogados de outubro de 2007 a outubro de 2011. Ingressou na Camargo Corrêa S.A. em novembro de 2011 e desde então ocupa o cargo de Superintendente Jurídica. Foi membro suplente do Conselho Fiscal da CPFL Energia S.A. de abril de 2015 a janeiro de 2017.
Flávio Mendes Aidar Membro Efetivo 16/04/2018 AGO 2019 Livio Hagime Kuze 16/04/2018
Flávio Mendes Aidar. Nascido em 16 de março de 1977, o Sr. Aidar é membro Efetivo do Conselho de Administração da Companhia. Graduou-se em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, em 1997. Atualmente é membro do Conselho Consultivo da Camargo Corrêa S.A., desde junho de 2017. Entre junho de 2017 e abril de 2010 e entre 2005 e 2000, ocupou vários cargos, no Brasil e em Nova Iorque, no banco Goldman Sachs, onde sua última função foi managing director do banco de investimentos e membro do management committee do Goldman Sachs Brasil. Entre 2005 e 2010, atuou no Citigroup Global Markets, como vice-presidente do banco de investimentos para a América Latina. Entre 1999 e 1998, atuou no Banco Santander de Negócios, como analista do banco de investimentos. Entre 1998 e 1997, foi trainee e gerente assistente da área de corporate banking e tesouraria no Lloyds Bank TSB.
Livio Hagime Kuze. Nascido em 05 de novembro de 1980, o Sr. Kuze foi eleito para o cargo de membro suplente do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Kuze é graduado em Administração pela Escola de Administração de São Paulo – EAESP/FGV em 2001. Com especialização em Finanças em Wharton/Universidade da Pensilvânia, Both/Universidade de Chicago, na FIA/Universidade de São Paulo e em Gestão de Projetos na EAESP/FGV. Foi consultor associado da consultoria A.T.Kearney em projetos no Brasil e Estados Unidos de 2001 a 2005 e Gerente de Projetos no Unibanco (banco latino americano com operações nas Américas, Europa e Ásia) (2005 a 2007). Foi Gerente Corporativo de Planejamento Estratégico na Tavex Corporation, empresa controlada pela Camargo Corrêa, de 2007 a 2009 (empresa que atua no setor de tecelagem). Após breve passagem pela MasterCard (2009), retornou em 2010 à Camargo Corrêa como Gerente de Inteligência Estratégica. Atualmente, é Superintendente de Finanças e Planejamento Estratégico da Camargo Corrêa S.A.* (Holding da Camargo Corrêa, grupo que atua nos segmentos de cimento, desenvolvimento imobiliário, energia, engenharia e construção, têxtil e concessões públicas). Atuou como membro suplente do Conselho de Administração da Alpargatas S.A. (empresa que atua no setor de calçados e artigos esportivos). Foi membro suplente do Conselho de Administração da CPFL Energia S.A. (empresa que atua no setor de distribuição de energia) até janeiro de 2017. O Sr. Kuze ocupa, atualmente, o cargo de Diretor de Finanças e Planejamento Estratégico da Camargo Corrêa S.A (Holding que atua nos segmentos de cimento, desenvolvimento imobiliário, engenharia e construção, têxtil e concessões públicas).
Henrique Sutton de Sousa Neves Membro Efetivo 16/04/2018 AGO 2019 Rosa Evangelina Penido Dalla Vecchia 16/04/2018
Henrique Sutton de Sousa Neves. Nascido em 22 de junho de 1954, o Sr. Sousa Neves é membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia. Além de conselheiro da Companhia, também é membro dos Comitês de Estratégia e Sustentabilidade e de Novos Negócios da Companhia. Iniciou suas atividades na Shell Brasil (companhia com atuação na área de petróleo, químicos, recursos humanos, vendas e, ao final da década de 80, a Diretoria Executiva da Petróleo Sabbá S.A., uma distribuidora de combustíveis com atividades na Amazônia Legal. Em 1990, assumiu o cago de área desk no Grupo Shell  em Londres, com responsabilidades sobre negócios no Chile, Bolívia, Equador e Colômbia. Retornou, à Shell Brasil para exercer sucessivamente os cargos de Vice-Presidente para Recursos Humanos, Relações Externas e Compras, de Mercados Nacionais e de Varejo (1993-1998). Foi Presidente da Brasil Telecom (1998-2001) e da Brasil Telecom Participações (companhias que atuavam no setor de telecomunicações) (1998-2002). Foi sócio da Compass Consultoria (empresa que atua com consultoria em gestão empresarial) (2002-2005) e foi presidente da Viação Aérea Riograndense – VARIG S/A (2005) (companhia que atuava no setor de transportes aéreos). O Sr. Sousa Neves é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e cursou o Advanced Management Program da Harvard Business School. Durante a gestão do Sr. Sousa Neves, a Brasil Telecom, Brasil Telecom Participações e VARIG eram companhias abertas. Desde 2006, o Sr. Sousa Neves exerce também o cargo de Diretor Geral da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (organização sem fins lucrativos nas áreas de assistência à saúde, ensino e pesquisa), sendo responsável pela direção e condução das atividades cotidiandas da organização.
Rosa Evangelina Penido Dalla Vecchia. Nascida em 19 de dezembro de 1949, a Sra. Dalla Vecchia foi eleita para o cargo de membro suplente do Conselho de Administração da Companhia. A Sra. Dalla Vecchia graduou-se em psicologia pela PUC e em psicanálise pela Sedes Sapientiae.
Luiz Carlos Cavalcanti Dutra Júnior
Membro efetivo 16/04/2018 AGO 2019 Paula Soares Traldi 16/04/2018
Luiz Carlos Cavalcanti Dutra Júnior. Nascido em 20 de julho de 1964, o Sr. Dutra Júnior é membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia. Graduou-se em Direito pela PUC -SP em 1987, com pós graduação em Administração de Empresas pelo Mackenzie em 1989 e MBA Executivo pela USP em 1996. Entre 1996 e 2001, atuou pela Johnson & Johnson, iniciando carreira no Departamento Jurídico e posteriormente assumindo a posição de Diretor de Assuntos Públicos da Cia com responsabilidades pelas áreas de Comunicação, Propaganda, Relações Externas & Governamentais e Serviços a Consumidor. Em 2001, foi para Dow Química, como Diretor de Comunicação & Public Affairs para o Brasil e América Latina, integrando também o Comitê Global de Advocacy da Cia, como representante da América Latina. Entre 2004 e 2012, foi Vice Presidente da Unilever para Brasil e América Latina, liderando as áreas de Marketing Corporativo, Relações Governamentais, Comunicação, Propaganda & Mídia, Sustentabilidade e Regulatory Affairs Foi membro do time de Liderança da Unilever na pelas áreas de Marca, Comunicação (Interna e Externa), Relações Públicas, Relações Governamentais e Sustentabilidade. Foi sócio da FSB Consumo SA Exerceu também cargos de liderança setorial como Presidente da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) de 2000 2004 e Presidente do Conselho Superior desta Entidade de 2004-2006 e 2010-2014, Presidente da ABIPLA (Associação Brasileira da Indústria de Produtos de Limpeza e Afins) de 2006 a 2012, Vice Presidente do CONAR (Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária) de 1998 a 2012 e Diretor-Vice Presidente da ABIHPEC (Associação Brasileira da Industria de Higiene, Produtos de Higiene, Pessoais e Cosméticos) de 2004 a 2012 e Vice Presidente da ABIA (Associação Brasileira América Latina e membro do time Global de Comunicação. Em 2012, assumiu a posição de Diretor Corporativo da Holding da Votorantim Industrial, com responsabilidade da Industria de Alimentação) de 2004 a 2012 e foi sócio da FSB Consumo. Atualmente, é membro do Conselho Consultivo da Camargo Corrêa S.A. e do Conselho da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).
Paula Soares Traldi. Nascida em 16 de fevereiro de 1969, a Sra. Traldi é membro Suplente do Conselho de Administração da Companhia. Fundadora da consultoria Blossom Treinamento e Desenvolvimento em 2015, depois de mais de 20 anos de experiência em posições de VP/ Diretoria de Recursos Humanos em empresas como Patria Investimentos, Editora Abril, Novartis Biociências, Unilever e Ford. Atuação em empresas nacionais e internacionais, familiares, nos segmentos de indústria, bens de consumo, farma, mídia e serviços financeiros. Responsável por desenhar a estratégia e garantir a implantação de Gestão de Talentos, Gestão de Performance, Gestão de Clima & Cultura, Desenvolvimento de liderança e M&A. Graduada em Psicologia pela USP. Pós Graduada em Administração pela FGV. Experiência e vivência Internacional nos Estados Unidos, Inglaterra e países da América Latina.
Paulo Roberto Reckziegel Guedes Membro Efetivo 16/04/2018 AGO 2019 Tarcísio Augusto Carneiro 16/04/2018
Paulo Roberto Reckziegel Guedes. Nascido em 25 de outubro de 1961, o Sr. Guedes é membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia. Além de conselheiro da Companhia, também é membro dos Comitês de Estratégia e Sustentabilidade, de Recursos Humanos e de Novos Negócios da Companhia. O Sr. Guedes atuou também como membro suplente dos Conselhos de Administração da Companhia, da Light, da Light Serviços (empresas atuantes no segmento de energia elétrica) e da Water Port (empresa atuante no setor de engenharia e saneamento). Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e cursou MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral/INSEAD. 
Tarcísio Augusto Carneiro. Nascido em 10 de julho de 1960, o Sr. Carneiro é membro suplente do Conselho de Administração da Companhia. Além de conselheiro da Companhia, também é membro do Comitê de Auditoria da Companhia. Desde 1988, o Sr. Carneiro atua no Grupo Andrade Gutierrez (o grupo atua em diversos setores de infraestrutura como energia, engenharia e construção, saúde e saneamento, tecnologia, transporte e logística) e, atualmente, exerce o cargo de Superintendente de Planejamento da Andrade Gutierrez Concessões S.A. (empresa que atua nos segmentos de rodovias, transporte urbano metro-ferroviário, saneamento ambiental, aeroportos, energia e terminais portuários de contêineres). Anteriormente, de 16 de fevereiro de 2011 a 21 de outubro de 2011, atuou como membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia. Também, foi membro suplente do Conselho de Administração da Cemig e da Andrade Gutierrez S.A.Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais em julho de 1983 e detém MBA em Finanças pelo IBMEC.
Renato Torres de Faria Membro Efetivo 16/04/2018 AGO 2019 Paulo Márcio de Oliveira Monteiro 16/04/2018
Renato Torres de Faria. Nascido em 11 de janeiro de 1962, Renato Torres de Faria formou-se em Engenharia de Minas na Universidade Federal de Minas Gerais no ano de 1984. Fez MBA pela Fundação Dom Cabral em Engenharia Econômica em 1992, pela UFES em Tecnologia de Aproveitamento de Rochar Ornamentais em 1995 e pela USP – FIA em Administração em 1998. Foi Engenheiro de Minas da Mineração Boquira S.A. de outubro de 1985 a maio de 1986. Foi Chefe de Seção da Mineração Morro Velho S.A. de junho de 1986 a fevereiro de 1991. Exerceu o cargo de Coordenador de Projetos da Andrade Gutierrez Mineração S.A. entre setembro de 1991 a dezembro de 1994. No período de janeiro de 1995 a novembro de 1998 exerceu o cargo de Gerente Industrial da Andrade Gutierres Granitos S.A. Na Andrade Gutierrez Concessões S.A. foi Gerente de Projetos de dezembro de 1998 a maio de 2002, Diretor entre maio de 2002 a junho de 2003, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores entre junho de 2003 a fevereiro de 2013, Diretor de Investimentos e de Relações com Investidores entre fevereiro de 2013 a fevereiro de 2018, sendo eleito Diretor Presidente a partir de fevereiro de 2018. Acumulou a função de Vice-Presidente de Investimentos da Andrade Gutierrez S.A. no período de agosto de 2012 a fevereiro de 2016 e Conselheiro de Administração da Andrade Gutierrez S.A. de fevereiro de 2016 a dezembro de 2017. Da Andrade Gutierrez Participações S.A. é Diretor de Relações com Investidores desde junho de 2015 e Diretor Presidente a partir de fevereiro de 2018. Conselheiro da Dominó Holding S.A. e da Sanepar de novembro de 2011 a outubro de 2015. Diretor Presidente da Water Port S.A. entre maio de 2010 a abril de 2016. Foi Conselheiro Executivo da gestora de fundos de private equity AG Angra no período entre fevereiro de 2009 a abril de 2011, Conselheiro da CCR S.A. no período entre julho de 2001 a novembro de 2011, Conselheiro da Cemig S.A. no período entre agosto de 2010 a dezembro de 2011, Conselheiro da Tele Norte Leste Participações S.A. no período entre abril de 2011 a fevereiro de 2012. Foi Conselheiro da Telemar Participações S.A. de abril de 2011 a setembro de 2015, Conselheiro da Oi S.A. de abril de 2012 a setembro de 2015, Conselheiro da CTX Participações S.A. de abril de 2011 a dezembro de 2016 e Conselheiro da Concessionária Rio Mais S.A. e da Lagoa da Barra S.A. de abril de 2014 a outubro de 2015.
Paulo Márcio de Oliveira Monteiro. Nascido em 24 de outubro de 1958, o Sr. Monteiro é membro suplente do Conselho de Administração da CCR. Além de conselheiro da Companhia, também é membro do Comitê de Finanças da Companhia. Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, fez pós-graduação em Direção de Empresa, pela Universidade Pan-Americana, na Cidade do México, MBA em Business Administration pela Universidade de São Paulo e é Mestre em Finanças pela ITESM – Inst. Estudos Superiores de Monterrey, também na Cidade do México. Nos últimos cinco anos, o Sr. Oliveira Monteiro atuou, no Brasil, também como membro suplente dos Conselhos de Administração da Andrade Gutierrez S.A., Oi, Contax, CEMIG, e membro titular do Conselho de Administração da SPE Holding Beira Rio S.A. (companhia que atua na operação de arenas, nos segmentos de construção e infraestrutura, responsável pela moderinzação do estádio Beira-Rio). No Equador, atuou como membro titular do Conselho de Administração da Corporación Quiport (concessionária responsável pela construção, operação e gestão do Novo Aeroporto Internacional de Quito – Mariscal Sucre).
Leonardo Porciúncula Gomes Pereira  Membro Efetivo Independente 16/04/2018 AGO 2019
Leonardo Porciúncula Gomes Pereira. Nascido em 25 de abril de 1958, o Sr. Leonardo P. Gomes Pereira é membro efetivo e independente do Conselho de Administração da Companhia. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1981 e em Economia pela Universidade Cândido Mendes em 1986. Participou do Programa de Gestão Transcultural – AOTS em 1986, do Programa de Finanças Estratégicas – IMD, em 1997, do Programa de Desenvolvimento Executivo – Wharton Business School em 1998, do Senior Executive Program pela Universidade de Columbia em 2005 e dos Programas Executivo da Singularity University nos EUA e de M&A da London Business School, em 2018. Realizou o MBA na Universidade de Warwick, na Inglaterra, em 1992 Atuou por 13 anos (de 1982 a 1995), em diferentes cargos, no Citibank, no Brasil, Ásia e Estados Unidos. Além disso, foi Diretor de Planejamento e de Relações com Investidores na Globopar, de 1995 a 2000 e Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Net Serviços, de 2000 a 2007. Em 2007, tornou-se Presidente da Companhia Vale da Araguaia, cargo que ocupou até 2009 quando se tornou Vice-Presidente Executivo da Gol Linhas Aéreas. O Sr. Leonardo Pereira exerceu, ainda, o cargo de Presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) entre 2012 e 2017.
Luiz Alberto Colonna Rosman Membro Efetivo Independente 16/04/2018 AGO 2019
Luiz Alberto Colonna Rosman. Nascido em 02 de julho de 1955, o Sr. Rosman foi eleito para ocupar o cargo de membro efetivo e independente do Conselho de Administração da Companhia. Além de conselheiro da Companhia, também é membro dos Comitês de Auditoria e de Finanças da Companhia. O Sr. Rosman é bacharel em Economia (1977) e em Direito (1978) e fez mestrado em Direito da Economia, em 1983, no Instituto de Estudos de Direito da Economia – IEDE, em curso organizado e coordenado por José Luiz Bulhões Pedreira e Alfredo Lamy Filho. Foi professor da cadeira “Direito Societário”, na Escola de Magistratura do Rio de Janeiro, Brasil (de 1995 a 2000) e no curso de Pós-Graduação em Direito Empresarial (Direito Societário e Mercado de Capitais) da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, Brasil, de 2002 a 2005. Desde 1995 o Sr. Rosman é sócio de “Rosman, Penalva, Souza, Leão, Franco Advogados” – nova denominação de “Bulhões Pedreira, Bulhões Carvalho, Piva, Rosman e Souza Leão Advogados”, escritório no qual ingressou em 1983. O Sr. Rosman é Diretor do Instituto de Direito da Empresa e membro do Conselho Diretor da Obra de Missão Social.
Wilson Nélio Brumer Membro Efetivo Independente 16/04/2018 AGO 2019
Wilson Nélio Brumer. Nascido em 10 de setembro de 1948, o Sr. Wilson Nélio Brumer foi eleito para ocupar o cargo de membro efetivo e independente do Conselho de Administração da Companhia. Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FUMEC – BH em 1975, com cursos de especialização no exterior. Atuou na CVRD – Companhia Vale do Rio Doce entre 1976 e 1992 em diversos cargos dentre os quais se destacam o de Diretor Financeiro e de Relações com o Mercado de 1988 a 1990 e como Presidente Executivo e Vice-Presidente do Conselho de Administração – de 1990 a 1992. Foi Membro do Conselho de Administração da USIMINAS entre 1991 e 1992. Entre 1992 e 1998 foi Presidente Executivo e Vice-Presidente do Conselho de Administração da ACESITA – Companhia Aços Especiais Itabira.

Entre 1998 e 2002 foi Presidente do Conselho de Administração no Brasil da BHP Billiton. Entre 2003 e 2007 atuou no Governo do Estado de Minas Gerais como Secretário de Desenvolvimento Econômico. Nesse período, foi Coordenador do Grupo Estratégico de Fomento do Governo de Minas Gerais (2007); foi Membro do Conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG (abril/2007 a março de 2008); Presidente do Conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG (2003 a 2007); Presidente do Conselho de Administração da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais – CODEMIG (2003 a 2007); Presidente do Conselho Superior do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais – INDI (2003 a 2007); Vice-Presidente do Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S/A. – BDMG (2003 a 2007). Entre 2007 e 2010, atuou na Usiminas, como Presidente Executivo (2010 a 2011), membro do Conselho de Administração (2007 a 2008) e Presidente do Conselho de Administração (2008 a 2010).

Atualmente é Presidente dos Conselhos de Administração da Direcional Engenharia S.A. e Medabil S.A. e membro dos Conselhos de Administração da Metso Corporation (Finlândia); membro do Conselho Consultivo da Transpes S.A.; Gestor da B&P Investimentos e Participações.

 

Conselho Fiscal
Nome Cargo Membro Suplente Posse Prazo do Mandato
Bruno Gonçalves Siqueira Membro Efetivo Fernando Santos Salles 16/04/2018 AGO 2019
Bruno Gonçalves Siqueira. Nascido em 07 de julho de 1985, atua como Gerente de Controladoria na Andrade Gutierrez Concessões S.A., empresa holding de participações societárias, desde fevereiro de 2018. Exerceu outros cargos na AGC desde junho de 2010, atuando, principalmente, nas áreas contábeis, tributária, financeira e na gestão de portfólio. De setembro de 2007 a maio de 2010 atuou na área de controladoria da AngloGold Ashanti Brasil Mineração S.A. Graduado em Economia pela Faculdade IBMEC/MG em 2008 e em Ciência Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2009 e pós-graduado em Gestão com Ênfase em Finanças pela Fundação Dom Cabral em 2011. O Sr. Bruno Siqueira exerceu as funções de membro do Conselho de Administração da Contax Participações S.A. e posteriormente do Conselho Fiscal da mesma, foi membro do Conselho de Administração da Oi S.A. e da Telemar Participações, e foi membro do Conselho Fiscal da CEMIG S.A. Atualmente é membro dos Conselhos de Administração da Lagoa da Barra Incorporações e Construções S.A. e da Concessionária Rio Mais S.A.
Fernando Santos Salles. Nascido em 24 de setembro de 1984, o Sr. Salles foi eleito para o cargo de membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia. Há 11 anos atua no Grupo Andrade Gutierrez (o grupo atua em diversos setores de infraestrutura como energia, engenharia e construção, saúde e saneamento, tecnologia, transporte e logística). Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais em dezembro de 2007, detém pós-graduação em Economia Empresarial pela PUC e MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV. Possui certificação como Conselheiro Fiscal pelo IBGC e certificação Project Management Professional pelo PMI. Nos útlimos três anos, o Sr. Salles foi membro suplente do Conselho de Administração da Companhia Dominó Holding S.A. (empresa holding de investimentos).
Maria Cecilia Rossi Membro Efetivo Alexandre Cardoso Freitas 16/04/2018 AGO 2019
Maria Cecilia Rossi. Nascida em 24 de Junho de 1960, a Sra. Rossi é membro efetivo do Conselho Fiscal da Companhia. A Sra. Maria Cecília é mestre e bacharel em administração de empresas pela FGV – SP. Sócia Fundadora e Diretora da Interlink Consultoria de Mercado de Capitais, especializada em Regulação, Compliance e Governança Corporativa. Anteriormente, foi Diretora e Superintendente de Desenvolvimento de Mercado da CVM e executiva no mercado de capitais. É membro do Conselho de Supervisão de Mercados, o qual presidiu, e do Conselho Fiscal da CCR S.A.. Participa de importantes fóruns institucionais como o Conselho de Regulação de Fundos de Investimentos da ANBIMA, o Comitê de Aquisições e Fusões – CAF e o Conselho Consultivo da ABVCAP. Foi membro dos Conselhos de Administração da BSM, da Bocespa e do IBGC, pelo qual é Conselheira Certificada.
Alexandre Cardoso Freitas. Nascido em 09 de abril de 1963, o Sr. Freitas é membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia. Coordenava, até junho de 2013, serviços de auditoria, na posição de sócio da Deloitte Brasil Auditores Independentes. Desde junho de 2013 até  a data atual, Alexandre vem atuando como Consultor Contábil, financeiro e de processos operacionais em diversas empesas nos mais diversos ramos de atividade. O Sr. Freitas realiza a coordenação de equipes de auditoria da Moore Stephens Consulting News, com o objetivo de aprimorar e validar a qualidade das equipes de auditoria da referida empresa, bem como a coordenação da equipe de auditoria interna do Banco Semear. Essas atividades vêm sendo desenvolvidas através da ACF Consultoria Contábil e Tributária, empresa na qual é Sócio. A empresa não possui nenhum vínculo com ao CCR S.A. e seus acionistas.
Piedade Mota da Fonseca Membro Efetivo Eraldo Soares Peçanha 16/04/2018 AGO 2019
Piedade Mota Fonseca. Nascida em 29 de abril de 1957, a Sra. Piedade Mota da Fonseca é membro efetivo do Conselho Fiscal da Companhia. A Sra. Piedade Mota é graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e com MBA da Amana e STC – Skills, Tools and Competencies – Executive Program da FDC e da Kellog School of Management. Possui 40 anos de experiência em Auditoria, Avaliação de Controles Internos, Análise de Riscos e Compliance. Foi Diretora da Auditoria Interna da CSN – Companhia Siderúrgica Nacional por 15 anos, onde introduziu a SOx – Sarbanes Oxley Act e difundiu os conceitos de avaliação de riscos, bem como implantou o Manual da Organização, com as principais Diretrizes, Normas e Procedimentos das empresas do grupo. Atuou como membro titular dos Conselhos de Administração da Inepar – FEM (Em 1997), Eletropaulo (Em 1998) e Condor-Tecnologias não Letais (de SET/2012 a NOV/2015), nesta última, também presidiu o Comitê Financeiro. Atuou, ainda, como membro efetivo do Conselho Deliberativo da CBS Previdência (de ABR/2003 a MAI/2013), onde também exerceu cargo de Presidente da CBS Previdência, por 3 meses. Atuou, ainda, como membro suplente do Conselho de Administração da Namisa (de ABR/2009 a MAI/2012) e como membro suplente do Conselho Fiscal da VALE (de JUN/1997 a MAR/2001). É Consultora na implantação das áreas de Auditoria Interna, Risco e Compliance.
Eraldo Soares Peçanha. Nascido em 21 de setembro de 1951, o Sr. Eraldo Peçanha é membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia. Graduado em em Ciências Contábeis e Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes – RJ. Realizou diversos cursos de educação continuada, como na Fundação Getúlio Vargas – SP, sobre gestão de negócios, controladoria, gestão estratégica de tecnologia da informação bem como gerenciamento de recursos humanos, atualização em controladoria, tributos e informática. Atuou no Banco Lowndes e no Banco do Estado do Rio de Janeiro, entres 1970 e 1974. Foi membro do Conselho Fiscal da Arus – Fundação Aracruz de Seguridade Social. Na Aracruz Celulose S.A., atutou como contador geral (1974 – 1980), Assessor Contábil e Fiscal da Diretoria Financeira (1980 – 1982), Gerente de Auditoria Interna (1982 – 1986) e Gerente de Controladoria (Controller) (1986 – 1996). Foi membro do Conselho Fiscal da CBS – Fundação de Seguridade Social da CSN, membro dos Conselhos Fiscais das empresas Companhia Vale do Rio Doce (1997 a 2000), Ferrovia Centro-Atlântica S.A. e ITÁ Energética S.A. (1999 a 2000). Na CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, foi Superintendente Geral de Controladoria (Ago/96 a Mai/99), Diretor de Controladoria e Informática (Mai/99 a Out/02) e Diretor de Controladoria (Nov/02 a Jul/03). Foi membro do Conselho Fiscal da Telos – Fundação Embratel de Seguridade Social durante 2 anos. Na Embratel – Empresa Brasileira de Telecomunicações S.A., foi Diretor Executivo de Governança Corporativa, subordinado ao Presidente da Embratel (Nov/2005 a Fev/2008) e Diretor de Controladoria (Ago/2003 a Out/2005). Na Icatu Seguros S.A. foi membro do Conselho Deliberativo do Fundo de Pensão IHPrev, Diretor de Recursos Humanos e Serviços Corporativos (Ago/10 a Jan/11) e Diretor Executivo de Serviços a Clientes, responsável pelas áreas de Operações de Seguros, Tecnologia da Informação e Serviços Corporativos. De fevereiro a julho de 2010 também passou a responder cumulativamente pela Diretoria de Recursos Humanos (Mar/08 a Jul/10). Em outubro de 2012, foi eleito membro titular do Comitê de Auditoria Estatutário e em abril de 2014 para o Conselho Fiscal da Officer Distribuidora S.A., em São Paulo, cargo que exerceu até junnho de 2015. Em abril de 2012 foi eleito Conselheiro Fiscal Titular nas empresas de capital aberto Net Serviços de Comunicação S.A., em São Paulo, cargo que exerceu até abril de 2013), e na Ideiasnet S.A., no Rio de Janeiro, até abril de 2016. Foi Conselho Fiscal Titular na JBS S.A. (Dez/16 a Set/17) e, atualmente, exerce o cargo de Conselheiro Fiscal Titular na Cadam (desde janeiro de 2017) e Suzano Papel e Celulose S.A. (desde abril de 2017).