Diretrizes de Governança Corporativa

Modelo de Governança

O modelo de governança do Conselho da CCR pode ser caracterizado por três dimensões principais: atribuições, composição e dinâmica.

Os papéis de cada um, tanto individualmente quanto coletivamente, estão delineados no Manual de Governança Corporativa da Companhia. As decisões são todas colegiadas, sendo que existe sempre um equilíbrio entre quem propõe, analisa e aprova as matérias em discussão.

Um exemplo dessa dinâmica é a eleição e destituição de cargos-chave da Companhia. Quem propõe um nome não é quem confirma e nem quem aprova o nome proposto. Esse formato permite que toda a Diretoria e os membros do Conselho estejam em total consonância nas decisões tomadas.

Processo de Eleição/Destituição de Cargos
Proposta Confirmação Aprovação
Presidente CA
Diretores da CCR Presidente CA
Presidentes das subsidiárias(1) VPE Presidente CA
Diretores das subsidiárias Presidentes das subsidiárias VPE Presidente

(1) Dentre os diretores aprovados o CA escolhe 1 Vice-Presidente Executivo (VPE)

O mesmo processo se repete com a Política de Remuneração. É o CA que define a remuneração do CEO, que por sua vez propõe a política de remuneração da CCR e subsidiárias, que é aprovada pelo CA.

Estrutura Administrativa

O Conselho de Administração da CCR é composto atualmente por onze membros, e a Diretoria por onze membros.

Conselho de Administração

De acordo com o estatuto social da Companhia, o Conselho de Administração deve ser composto de, no mínimo, 8 e, no máximo, 15 membros. Os membros do Conselho de Administração são geralmente eleitos pelos acionistas reunidos em assembleia geral ordinária para um mandato de um ano, podendo ser reeleitos.

Acionistas representando no mínimo 5% do capital votante da Companhia podem requerer a adoção do processo de voto múltiplo, atribuindo a cada ação tantos votos quantos sejam os membros do Conselho de Administração, sendo reconhecido aos acionistas o direito de cumular os votos em um só candidato ou distribuí-los entre vários. Para ver os currículos dos membros do conselho, clique aqui.

Diretoria Executiva

A Diretoria é o órgão de representação e executivo de administração da Companhia. Os membros da Diretoria são eleitos para um mandato de 2 anos, podendo ser reeleitos. Para ver os currículos da diretoria do Grupo CCR, clique aqui.