Em 2002, foi implementada reestruturação na organização interna da companhia, por meio da qual a CCR se tornou controlador estratégico de todas as concessionárias controladas.

Essa reestruturação, que teve como objetivo agregar valor estratégico ao conselho de administração, obedeceu as melhores práticas de governança corporativa. Diante disso, a CCR implantou seis comitês técnicos e consultivos, quais sejam, Comitê de Governança, Comitê de Auditoria, Comitê de Estratégia e Sustentabilidade, Comitê de Finanças, Comitê de Novos Negócios e Comitê de Recursos Humanos, com objetivo de conferir eficiência e agilidade às decisões do Conselho de Administração.

O objetivo desses comitês é agregar maior valor ao nosso conselho de administração, na medida em que foram conferidos instrumentos que o permitem exercer suas funções com maior eficiência e agilidade e, ato contínuo, melhorar a qualidade do nosso processo decisório.

Esses comitês não têm funções executivas tampouco poder de decisão. Nessas condições, suas opiniões e propostas são submetidas à apreciação de nosso conselho de administração. Nossos comitês são formados por membros do Conselho de Administração, devendo ter coordenação rotativa. Cabe ao coordenador do comitê assegurar o cumprimento dos objetivos do comitê e convidar outros participantes para discussão de assuntos específicos, se assim entender necessário.

Descrição dos Comitês:

  • Comitê de Auditoria: visa auxiliar o Conselho na definição dos padrões de qualidade dos relatórios financeiros e dos controles internos e, também, avaliar a qualidade dos relatórios financeiros, os riscos envolvidos nos princípios contábeis utilizados e a adequação e eficácia dos controles internos, propondo alterações caso necessário. O Comitê de Auditoria também é responsável por monitorar os problemas identificados.
  • Comitê de Estratégia e Sustentabilidade: avalia os objetivos gerais e diretrizes do Grupo CCR, analisando e emitindo pareceres sobre o Objetivo Estratégico, os Objetivos Gerais e Diretrizes e o Plano de Negócios, todos sugeridos pelo Presidente. Em 2011, o Comitê, que até então era somente de Estratégia, passou por uma reformulação e passou a ser denominado de Comitê de Estratégia e Sustentabilidade. Com isso, também terá a responsabilidade de identificar temas críticos e boas práticas socioambientais da Companhia e de empresas do setor.
  • Comitê de Finanças: examina a política financeira da empresa, analisando sua estrutura e recomendando ações corretivas. Também acompanha e informa o conselho de administração sobre questões financeiras chave, tais como empréstimos/refinanciamento de dívidas de longo prazo, análise de risco, política de dividendos, emissão de ações e de títulos da dívida e investimentos.
  • Comitê de Governança: sugere e supervisiona o formato e o processo de constituição do Conselho de Administração, desenvolvendo, revisando e propondo periodicamente a descrição das suas funções e recomendando candidatos. É o Comitê de Governança que propõe a dinâmica de funcionamento do Conselho da Administração – cronograma de reuniões, agenda, fluxo de informações e definição de reuniões e demais comunicações com os acionistas, executivos e outros interessados externos – e que conduz avaliação periódica do Conselho de Administração, dos Comitês, do Presidente e do Secretário do Conselho. Também é responsável por propor e revisar as responsabilidades dos comitês e reavaliar regularmente sua estrutura e as necessidades de novos membros. Pode desenvolver e gerenciar o processo de seleção de conselheiros independentes quando necessário.
  • Comitê de Novos Negócios: avalia, a pedido do conselho de administração, o desenvolvimento de estudos para potenciais aquisições de participações em novos negócios, identificando potenciais problemas e abordagens a serem seguidas na negociação.
  • Comitê de Recursos Humanos: opina e propõe alterações sobre a política de remuneração da CCR e subsidiárias, e também sobre os Programas de Participação nos Lucros (PPR), os processos de nomeação de diretores da CCR e potenciais candidatos indicados pelo Presidente, a pedido do Conselho de Administração e a metodologia de avaliação dos diretores da CCR, entre outros.

A tabela abaixo apresenta os integrantes dos nossos Comitês:

Comitês
Auditoria Finanças
Ana Dolores Moura Carneiro Novaes José Florêncio Rodrigues Neto
Eduarda Penido Dalla Vecchia Ana Dolores Moura Carneiro Novaes
Fernando Luiz Aguiar Filho Eduarda Penido Dalla Vecchia
Luiz Alberto Colonna Rosman Luiz Alberto Colonna Rosman
Tarcísio Augusto Carneiro Paulo Márcio de Oliveira Monteiro
Wilson Nélio Brumer Roberto Navarro Evangelista
Wilson Nélio Brumer
Governança  Estratégia e Sustentabilidade
Ricardo Coutinho de Sena Paulo Roberto Reckziegel Guedes
Ana Maria Marcondes Penido Sant‘Anna Ana Maria Marcondes Penido Sant‘Anna
Eduarda Penido Dalla Vecchia Fernando Luiz Aguiar Filho
Francisco Caprino Neto  Henrique Sutton de Sousa Neves
 Novos Negócios Recursos Humanos
Francisco Caprino Neto Paulo Roberto Reckziegel Guedes
Ana Dolores Moura Carneiro Novaes Ana Maria Marcondes Penido Sant‘Anna
Henrique Sutton de Sousa Neves Eduarda Penido Dalla Vecchia
 Paulo Roberto Reckziegel Guedes Fernando Luiz Aguiar Filho