Sobre o Grupo CCR: fundado em 1999, o Grupo CCR é um dos maiores players de serviços de infraestrutura para mobilidade humana da América Latina. O início de sua trajetória se deu no segmento de concessões rodoviárias, com a posterior diversificação de portfólio. Em 2018, o Grupo CCR transformou seus quatro núcleos de atuação em divisões, que agrupam unidades de negócios: CCR Lam Vias, CCR Infra SP, CCR Aeroportos e CCR Mobilidade. As divisões são responsáveis por gerir os atuais negócios da companhia, além de desenvolver e avaliar novas oportunidades nos mercados primário e secundário, dentro e fora do Brasil. Tendo o pioneirismo como marca, foi o primeiro grupo do setor de serviços de infraestrutura a ingressar no Novo Mercado da B3 (anteriormente chamada BM&FBovespa). Atualmente o Grupo CCR conta com mais de 17 mil colaboradores e é responsável pela gestão e manutenção de 3.615 quilômetros de rodovias, além de administrar aeroportos e serviços de transporte de passageiros em metrôs, VLT e barcas, transportando aproximadamente 2 milhões de passageiros por dia. O número ainda poderá alcançar 3 milhões de passageiros com o início das operações das Linhas 8 e 9. No segmento de aeroportos, com a vitória no leilão dos blocos Central e Sul, concedidos pela ANAC, o número de passageiros transportados poderá ultrapassar 23 milhões, anualmente, incluindo o aeroporto da Pampulha/BH. A Companhia é reconhecida nos mercados nacional e internacional pela adoção de rígidas práticas de governança corporativa, que pautam sua atuação e estão reunidas no Programa de Integridade e Conformidade. Mais em: grupoccr.com.br
Sobre a CCR: a CCR é a holding do Grupo CCR listada no índice B3, a Bolsa de Valores brasileira. A empresa conta com mais de 20 anos de trajetória e possui o reconhecimento dos mercados nacional e internacional, especialmente por seus rígidos critérios de governança e compliance. De suas ações, todas ordinárias e com direito a voto, 55,23% são negociadas no Novo Mercado. Além do B3, a Companhia integra os índices ISE, ICO2, IGC, IBrX-100 e MSCI Latin America.
A tabela seguinte contém informações resumidas relativas às concessões rodoviárias:
Concessão | Extensão (Km) | Veículos Equivalentes em milhares 2021 (1) | Data de Término do Contrato | Participação | Data do reajuste anual | Último reajuste | Índice de reajuste | Último % aplicado |
AutoBAn | 317 | 258.205 | Dez/37 | 100% | 1º de jul | jul/21 | IPCA | 8,05% |
RioSP (2) | 625,8 | – | Fev/52 | 100% | 1º de set | – | IPCA | |
ViaLagos | 57 | 8.192 | Jan/47 | 100% | 1º de ago | ago/21 | Cesta de Índices | 8,89% |
ViaOeste | 169,3 | 114.558 | Fev/24 | 100% | 1º de jul | jul/21 | IPCA | 8,05% |
RodoAnel Oeste | 32 | 129.246 | Jun/38 | 99,60% | 1º de jul | jul/21 | IPCA | 8,05% |
Renovias | 345,7 | 21.276 | Out/22 | 40% | 1º de jul | jul/21 | IPCA/IGP-M | 8,05% |
SPVias | 516 | 61.886 | Set/28 | 100% | 1º de jul | jul/21 | IPCA | 8,05% |
ViaRio | 13 | 13.444 | Abr/47 | 66,66% | 1º de jan | jan/20 | IPCA | 3,91% |
MSVia (3) | 845,4 | 50.961 | Abr/44 | 100% | 14 de set | jun/21 | IPCA | -21,8% |
ViaSul | 473,4 | 90.307 | Fev/49 | 100% | 15 de fev | fev/22 | IPCA | 10,64% |
ViaCosteira | 220,4 | 52.473 | Jul/50 | 100% | 2 de mai | jun/22 | IPCA | 14,29% |
A tabela seguinte contém informações resumidas relativas às concessões de mobilidade urbana:
Concessão | Extensão (Km) | Passageiros em milhares 2021 |
Data de Término do Contrato | Participação | Reajuste anual | último reajuste | Índice de reajuste | Último % aplicado | Tarifa Contratual |
ViaQuatro (4) | 12,8 | 110.865 | Abr/40 | 75% | 1º de fev | fev/22 | IPC | 13,75% | R$ 3,35 |
Barcas S.A. | – | 5.961 | Fev/23 | 80% | 12 de fev | fev/22 | IPCA | 11,60% | R$ 7,70 |
VLT | 28 | 12.828 | Dez/38 | 91,97% | 1º de jan | jun/22 | IPCA | 12,69% | R$ 3,85 |
Metrô Bahia | 41 | 72.373 | Out/43 | 100% | 1º de abr | abr/22 | 85% IPCA e 15% Preço de Energia | 15,03% | R$ 3,75 |
ViaMobilidade | 27,8 | 109.747 | Ago/38 | 83,34% | 1º de fev | fev/22 | 85% IPC e 15% Preço de Energia | 8,57% | R$ 2,25 |
ViaMobilidade Linhas 8 e 9 (5) | 78,9 | – | Jan/52 | 80% | 1º de set | IPCA | R$ 3,34 |
A tabela seguinte contém informações resumidas relativas às concessões aeroportuárias:
Concessão | Data de Término do Contrato | Participação | Data do reajuste anual | Data do último reajuste | Índice de reajuste | Último % aplicado |
Quiport |
Jan/41 | 46,5% | Fev | fev/22 | Cesta de Índices (6) | 6,20% |
Aeris | Mai/26 | 97,15% | Jun | dez/18 | CPI ou PPI | 10% |
Curaçao (7) | Abr/33 | 79,8% | Jan | jan/22 | Cesta de Índices (6) | 29% Internacional / 15% Doméstico |
BH Airport | Mai/44 | 38,25% | Jun | jun/21 | IPCA | 7,31% |
Bloco Sul (8) | Out/51 | 100% | Dez | mar/22 e abr/22 | IPCA | N/A |
Bloco Central (8) | Out/51 | 100% | Dez | mar/22 e abr/22 | IPCA | N/A |
Pampulha | Jan/52 | 100% | Fev | mai/22 | IPCA | 20,08% |
Detemos 100% do capital social de cada uma de nossas concessionárias, exceto da ViaQuatro, na qual a CCR detém participação acionária de 75% do capital social juntamente com Ruainvest Participações S.A. (15%) e Mitsui & Co. Ltd.(10%); do RodoAnel, de cujo capital somos titulares de 99,6% das ações e a Encalso Construções de 0,4%; da Renovias, de cujo capital detemos 40% das ações e a Encalso Construções de 60%; da ViaRio, da qual somos detentores de 66,66% do capital social e a Invepar de 33,34%; do VLT Carioca, CCR (91,969%), Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A. – Invepar (0,0083%) e Odebrecht TransPort S.A. (0,931%), RIOPAR Participações S.A. (2,6286%), Benito Roggio Transporte S.A. (0,0924%) e RATP do Brasil Operações, Participações e Prestações de Serviços para Transporte Ltda. (4,3706%); da Barcas, de cujo capital social detemos 80% das ações representativas e 20% composto pelas empresas JCA Holding Participações, Barcas Around the Pier Administração e Participações e Auto Viação 1001 e Rodomar Participações; Quito, de cujo capital social somos titulares de 46,5%; San José, de cujo capital social detemos 97,1%; Curaçao, de cujo capital detemos 79,8% do capital social; e TAS, de cujo capital social detemos 70,0%.
(1) Veículos equivalentes é a medida calculada adicionando aos veículos leves, os veículos pesados (comerciais como caminhões e ônibus multiplicados pelos respectivos números de eixos cobrados. Um veículo leve equivale a um eixo de veículo pesado). A quantidade de veículos equivalentes da Renovias refere-se à participação de 40% e da ViaRio 66,66%.
(2) O 1º reajuste será aplicado em 1º de setembro de 2023.
(3) Devido ao aditivo de relicitação da MSVia em junho de 2021 a tarifa foi reajustada e o contrato pode ser encerrado antes da data prevista inicialmente no contrato de concessão.
(4) 50% IPC / 50% IGPM até o 15º ano concessão, após 100% IPC.
(5) 1º ao 6º ano: 20% INCC, 50% IPCA e 30% IGPM, após 6º ano 100% IPCA.
(6) Quiport: Taxas Regulamentadas: calculada com uma fórmula escrita que calcula a média do IPC dos EUA e do IPC do Equador no último ano;
Taxas não regulamentadas: estabelecida.
Aeris: Taxa da Área A: índice de preços ao consumidor Curaçao, população total; Taxa da Área A Receita Bruta: porcentagem a ser determinada com base no número de passageiros (sem índice) com base no valor maior; 10% da Receita Bruta Incremental (atualmente não aplicável) nos contratos comerciais assinados pela Concessionária.
(7) Parte do reajuste aplicado em 2022 reequilibrou os efeitos causados pela pandemia de COVID-19 no aeroporto.
(8) Blocos Sul e Central:
Para a tarifação da aviação regular nos aeroportos de Curitiba, Navegantes, Goiânia, Foz do Iguaçu, São Luís, Teresina e Londrina é utilizado o conceito de receita teto por passageiro, sendo o teto definido pela ANAC e reajustado em dezembro de cada ano pelo IPCA.
Para a tarifação da aviação regular em Joinville, Palmas, Petrolina, Imperatriz, Bagé, Uruguaiana e Pelotas é utilizado o conceito de liberdade tarifária, onde as tarifas são reajustadas pela concessionária com base em boas práticas de precificação e com consulta às partes interessadas.
O conceito de liberdade tarifária também é aplicado para as tarifas de aviação geral, executiva, armazenagem e capatazia (exceto carga em trânsito) de todos os aeroportos aqui mencionados e ainda para os aeroportos de Bacacheri e Pampulha.
As tarifas de cargas em trânsito (importadas ou exportadas) são reguladas pelo teto tarifário e reajustadas anualmente por IPCA em todos os aeroportos aqui mencionados.
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